Silicones são compostos quimicamente inertes, resistentes à decomposição pelo calor, água ou agentes oxidantes, além de serem bons isolantes elétricos. No entanto, existem algumas recomendações para aplicação e cuidados para guardar e reutilizar o produto. Acompanhe os esclarecimentos dos especialistas Dana/Victor Reinz!
O silicone automotivo (também conhecido nas oficinas como junta liquida) é um composto desenvolvido especialmente para o uso em diversas aplicações dentro da indústria automotiva devido às suas características que garantem uma boa resistência durante o uso, além de flexibilidade e durabilidade.
Além disso, o silicone automotivo é utilizado na indústria automotiva por suas propriedades de resistência ao calor e ao tempo, o que o torna uma ótima opção para utilização em várias aplicações em veículos, principalmente como forma de vedação e união mecânica entre componentes que necessitam de estanqueidade e perfeito assentamento entre as partes.
A Dana, por meio da marca Victor Reinz, desenvolveu excelentes soluções em vedação e trouxe para o Brasil o Reinzosil e o Reinzoplast, dois produtos de vedação química fabricados na Alemanha e formulados a partir de silicone, sucesso entre os profissionais da reparação automotiva em toda Europa e Estados Unidos e também no Brasil.
O Reinzosil é um selante universal e o único que resiste a mais de 320OC , durável, flexível, versátil e pronto para o Brasil, ideal para vedação de motores. Comumente chamado pelos profissionais da reparação automotiva como junta líquida é a melhor vedação para aplicações em espaço de vedação maiores que 0,15 mm.
Um único tubo o aplicador resolve qualquer demanda para vedação em superfícies planas bidimensionais e em componentes vedados como diferenciais, coletores de admissão e tampas de válvula. Permanentemente elástico, oferece excelente resistência a fluidos e temperaturas extremas.
Já o Reinzoplast é um selante que não endurece e é projetado para uso em superfícies de contato usinadas, como tampas de cames e carcaças de caixas de engrenagens, com o diferencial que esse tipo de silicone da Victor Reinz não irá rachar ou trincar como alguns selantes disponíveis no mercado.
É um selante de poliuretano e isento de solventes que suporta temperaturas extremas – entre -50 °C e +300 °C, permanentemente flexível, não curado, de alta viscosidade, para aplicações em áreas com alta solicitação por estarem sujeitas a tensões, vedando juntas que tenham mínimas folgas de vedação (lacunas menores ou iguais a 0,15 mm) como juntas sujeitas a forte vibrações.
Reinzoplast tem validade de 36 meses e também evita a corrosão das superfícies de vedação.
Estes produtos Victor Reinz devem ser guardados em locais frescos e arejados, evitando deixar o tubo exposto ao sol ou aberto. Como a cura do selante ocorre em temperatura ambiente, deixar a tampa aberta ou o produto exposto irá comprometer a fluidez e alterar as propriedades de vedação, podendo até ocorrer sua inutilização.
A junta líquida é um adesivo/vedante que vulcaniza com a temperatura ambiente, formando uma junta de borracha de silicone, flexível e resistente, que além de realizar a perfeita junção entre os componentes, proporciona uma boa faixa de segurança para que os motores trabalhem em regimes de altas temperaturas, além de ser resistente a outros produtos químicos que atuam no motor, como lubrificantes, aditivos, gases e, é claro, água.
Nunca utilize qualquer tipo de produto químico, como cola, silicone ou veda juntas para fixar as juntas sobre a superfície, principalmente, próximo aos furos de entrada e saída de óleo lubrificante.
Mesmo que seja uma pequena quantidade, existe o risco do produto invadir o canal do óleo ao apertar os parafusos, podendo restringir o fluxo do lubrificante. Além do mais, o selante já executa a função da junta convencional.
A aplicação correta depende de uma superfície preparada adequadamente, isenta de óleo, graxa ou sujeira.
Antes de começar a aplicação, certifique-se de haver removido todo o resíduo da junta antiga e outros elementos contaminantes, como graxa, combustível ou umidade. Você pode usar produtos específicos para remoção de selante à base de silicone, mas certifique-se de que a superfície esteja totalmente limpa e seca após a aplicação.
Sempre use ferramentas que não danifiquem as faces de contato. No cárter, por exemplo, é possível tirar os excessos com movimentos cuidadosos usando uma espátula fina. Já na face flangeada do sub-bloco, utilize uma ferramenta plástica macia, que não afete a usinagem. Causar rugosidade excessiva ou danos a superfície de contato entre as peças irá impedir a perfeita vedação, podendo haver perda de líquidos e gases.
O selante deve ser aplicado em filetes contínuos e de espessura semelhante com muito cuidado. Para isso Reinzosil e Reinzoplast já vem com bico dosador que permite a aplicação de uma quantidade correta e constante. Nem muito, nem pouco. Apenas o necessário e na quantidade e forma adequada.
Não utilize uma espátula ou qualquer outra ferramenta para “espalhar” o material sobre a superfície: o que promove a vedação correta é a continuidade do filete e a quantidade adequada de junta líquida.
Ao terminar de espalhar o filete de junta líquida, volte aos pontos onde há os espaços para os parafusos e complete a volta do silicone ao redor dos furos. Isso irá assegurar o preenchimento de todos os espaços entre as duas peças.
É importante realizar a instalação e contato entre as peças enquanto o silicone ainda estiver líquido. Essa fluidez permitirá a acomodação, preenchimento e perfeito contato entre as partes. Para endurecer, o produto precisa do ar atmosférico. Espere uma hora antes de funcionar o motor.
Os problemas mais comuns ocorrem quando as especificações de aplicação e manuseio do produto não são respeitadas, e podem causar falhas de montagem, o que implicará em retrabalho, perda de produtividade e prejuízo para a oficina.
Reinzoplast e Reinzosil são indicados para serem utilizados em motores diesel, a gasolina e a álcool. Ambos são resistentes a gasolina e diesel, biodiesel, óleos, graxas, lubrificantes e outros agentes agressivos como água do mar, luz solar e ozônio.
Quando a assunto é durabilidade, os produtos Victor Reinz são extremamente resistentes a rachaduras e outros tipos de danos, o que os torna ideiais para uso em componentes automotivos que entram em contato contínuo com agentes de potencial corrosivo e que, por este motivo, estão sujeitos a desgaste constante.
Dependendo da temperatura e umidade, uma película se desenvolve após 5 a 12 minutos. O tempo total de cura depende, principalmente, da umidade relativa do ar e da temperatura ambiente, bem como da espessura da camada aplicada.
Em resumo, quanto maior a umidade e a temperatura do ar, ou quanto mais fina e estreita for a camada de produto, menor será o tempo de cura.
Qual a melhor solução em vedação química para o reparador automotivo? Essa resposta todos já sabem: Reinzosil e Reinzoplast, é claro!