Os sintomas de falha na cruzeta podem ser confundidos por problemas no freio, transmissão, direção ou suspensão. Mas, assim como qualquer componente, as cruzetas também falham e isto pode ser por desgaste excessivo, falta de lubrificação ou até instalação incorreta. Acompanhe nosssas orientações para um diagnóstico preciso.
Embora qualquer veículo com tração traseira possa ter uma cruzeta, eles normalmente são encontrados em picapes e SUVs. As cruzetas conectam o eixo de transmissão à caixa de transmissão e ao diferencial traseiro e são elas que permitem os movimentos em diversos ângulos do eixo. Dessa forma, o eixo das rodas traseiras do veículo pode se mover para cima e para baixo sem risco quebrar o eixo de transmissão.
Quando a cruzeta começa a falhar é normal notar um estalo durante as mudanças de marcha, atrito durante uma curva ou mesmo vibrações em velocidades mais altas. O sintoma mais corriqueiro e perceptível ao motorista é a dificuldade nos engates das marchas, principalmente da posição “Neutro” para as posições de “1ª Marcha” e para a “Ré”.
As causas mais comuns de falhas na cruzeta são:
Desgaste por uso e falta de lubrificação
Praticamente, tudo em um veículo em funcionamento irá falhar com o tempo, e as cruzetas não são exceção. Elas sofrem bastante desgaste, especialmente em veículos que rodam fora de estrada ou que puxam um reboque carregado com frequência.
A lubrificação adequada pode estender muito a vida útil das cruzetas do veículo e isso deve acontecer em intervalos de manutenção recomendados.
Desalinhamento
O desalinhamento do eixo cardan pode ocorrer quando modificações são feitas no diferencial traseiro ou na montagem da transmissão. O desalinhamento criará vibração em excesso que pode literalmente “sacudir” a cruzeta, danificar as vedações e gerar perda de lubrificação e, por fim, fazer com que ela falhe.
Modificações no sistema de suspensão ou no tamanho das rodas
Outros fatores que alteram a durabilidade da cruzeta é modificar o conjunto de suspensão ou trocar os pneus por outros maiores. Se o veículo for alterado dessa forma, é uma boa ideia inspecionar as cruzetas e certificar-se de que os ângulos do cardan estão dentro das especificações.
Conexões frouxas
Às vezes, os parafusos que prendem as cruzetas em seu alojamento – seja no próprio cardan, seja na transmissão ou diferencial – podem se soltar ou cair completamente. Isso geralmente acontece por causa da corrosão, solavancos ou vibração excessiva, ou ainda porque os parafusos não foram apertados corretamente no lugar. Uma transmissão ou caixa do diferencial desgastada ou rachada também pode causar isso. É importante notar que as capas da cruzeta não podem ficar imoblizadas, elas precisam se mover. Usar as abraçadeiras Spicer corretas é o melhor caminho.
Claro que a falha da cruzeta não se limita a essas quatro causas. Situações onde ocorra torque excessivo, assim como uso do veículo em condições extremas, como disputas de corridas automotivas, reboque com carga útil além da recomendada, uso do veículo em situações off-road extremamente agressivas e outras também podem danificar e comprometer a cruzeta.
Veículos com motores que passaram por alterações exageradas, com aumento significante de potência, também podem causar falhas nas cruzetas. O sistema é todo integrado e precisa ser analisado como um conjunto.
Saber a causa da falha é a chave para a substituição correta
Quando for hora de substituir uma cruzeta é essencial saber a causa da falha, pois a substituição por uma cruzeta nova pode não resolver a causa raiz.
Se, por exemplo, o motor ou a suspensão do veículo foram modificados, somente substituir a cruzeta não resolverá o problema. Da mesma forma, se o proprietário do veículo ou motorista não se preocupar com a manutenção e lubrificação da cruzeta, ele pode acabar precisando de outra muito mais cedo do que o esperado.