• A Empresa
    • Visão geral
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Tecnologia e Inovação
    • Liderança
    • Marcas
  • Produtos
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Visão geral
  • Mercados
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Aftermarket
  • e-Mobilidade
  • Contato
    • Visão geral
    • Nossas operações
  • Carreiras
  • Notícias
  • Investidores
  • Fornecedores
  • A Empresa
    • Visão geral
    • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Tecnologia e Inovação
    • Liderança
    • Marcas
  • Produtos
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
  • Mercados
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Aftermarket
  • e-Mobilidade
  • Contato
    • Visão geral
    • Nossas operações
  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
 Busca

Dana Informa

Home / Mercados / Aftermarket / Dana Informa / Aqui tinha Dana: Omega
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Fora-de-Estrada
  • Aftermarket
    • Lançamentos
    • Dana Informa
    • Danatureza
    • Garantia

Aqui tinha Dana: Omega

11 abril, 2022

As juntas homocinéticas Spicer-Albarus equipavam o primeiro automóvel brasileiro com tração traseira independente.  

Estamos no ano de 1992, exatos 40 anos atrás, e a General Motors do Brasil apresentava ao mercado seu veículo top de linha, o Chevrolet Omega, um modelo produzido na unidade GM na cidade de São Caetano do Sul (SP) até 1998 e depois importado da fábrica GM australiana até 2013.

Nessa época o Chevrolet Omega era exemplo de alta tecnologia. O carro surpreendeu o mercado, pois trazia muitas tecnologias e soluções até então inéditas, com excelente aerodinâmica, bom desempenho, segurança, conforto e ótimo acabamento. Sua difícil missão era ocupar o espaço deixado pelo Opala, que era um projeto antigo, mas de grande sucesso no país.

O Chevrolet Omega trazia uma nova engenharia e arquitetura de plataforma que dava ao carro um comportamento dinâmico bem superior. A concepção de motor e câmbio em posição longitudinal e tração traseira era outra boa coisa.

Ele incorporava suspensão dianteira do tipo McPherson sobre um subchassi e o diferencial era preso em outro subchassi, mas com semieixos para transmitir a força às rodas traseiras. O cardan seguia firme no centro do carro, com motor e câmbio bem apoiados.

Para assegurar que toda a potência do motor chegasse às rodas, a General Motors utilizou um sistema arrojado de transmissão, confiando nas juntas homocinéticas Spicer-Albarus, as únicas originais do mercado, fabricadas no Brasil com qualidade do primeiro mundo.

O anúncio publicitário (ainda em preto e branco) usado na época afirmava: “Omega. Na tração traseira deste grande veículo estão as homocinéticas Albarus-Spicer.”

O Chevrolet Omega já saiu de linha, mas milhares de proprietários e profissionais da reparação automotiva continuam confiando nas marcas Spicer e Albarus para os serviços de manutenção e reparação nos robustos e elegantes sedãs da General Motors que ainda rodam pelo país.

“É Dana, então manda”. E não é de hoje.

 

  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
Relatório Anual 2023 Relatório Anual 2023
Veja mais
A Empresa
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Tecnologia e Inovação
  • Liderança
  • Marcas
Produtos
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Fora-de-Estrada
Mercados
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Fora-de-Estrada
  • Aftermarket
  • e-Mobilidade
Dana
  • Certificações
  • Política Ambiental
  • Política Anticorrupção
  • Política de Saúde & Segurança do Trabalho
  • Política da Qualidade
  • Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens
Contato
  • Nossas operações
  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
  • Termos de uso
  • Política de privacidade
  • Mapa do site
  • LinkedIn
© 2025 Dana Limited. Todos os direitos reservados.