Quando um tem baixa qualidade, está danificado ou desgastado o outro com certeza terá seu funcionamento e eficiência comprometido. As especificações para a mola e o amortecedor estão vinculadas. Quando um componente está gasto, ele afeta o outro e reduz a durabilidade de todo o conjunto.
As características e especificações de uma mola é ajustada a muitos fatores, inclusive as especificações e características do amortecedor. O inverso também é verdadeiro, ou seja, mola e amortecedor trabalham em conjunto e o desempenho de um interfere no do outro.
No entanto, um amortecedor não é uma mola e uma mola não é um amortecedor. Embora trabalhem juntos, eles têm funcionamento e reagem de forma diferente. Quando uma mola é comprimida, ela armazena a energia e a libera. Quando um amortecedor é comprimido, ele absorve a energia e a transforma em calor. É uma reação controlada dos dois componentes onde as forças são combinadas para manter o pneu em contato com a estrada. Assim, as especificações para a mola e o amortecedor estão vinculadas. Quando um componente está gasto, ele afeta o outro.
As especificações de uma mola vão muito além da classificação. As molas são fabricadas de acordo com as especificações da montadora para aquele veículo pode variar quanto a rigidez, tamanho total, diâmetro e distância entre os elos e até mesmo na liga metálica e acabamento empregado durante sua fabricação.
Assim como os amortecedores, as molas também são itens de segurança que podem influenciar na estabilidade do veículo. No entanto, não existem testes de segurança específicos para molas, uma vez que a atuação é de todo o conjunto – molas, amortecedores, coxins, batentes e demais componentes da torre de suspensão. Todos os itens devem trabalhar juntos para realizar a manobra.
A mola e o amortecedor são projetados originalmente para durar muitos ciclos de compressão e suportar as mais exigentes situações de rodagem com segurança, mas o momento crítico é quando existe a necessidade dos serviços de substituição dos componentes.
Substituir a mola ou o amortecedor original por um componente de procedência duvidosa, recondicionado ou de baixa qualidade pode comprometer o desempenho de todo o conjunto e, por consequência, a segurança dos ocupantes do veículo. Outro problema é que em alguns veículos de alta quilometragem, quando os amortecedores são substituídos, o desempenho das molas não corresponde mais ao do novo amortecedor.
Os suportes, batentes, coxins e rolamentos também podem ser comprometidos e não mais suportar o peso do veículo e as incontáveis situações de frenagem, aceleração, mudança de direção e irregularidades do pavimento.
Com o tempo, a borracha pode perder sua capacidade de isolar a suspensão da carroceria, bem como os rolamentos podem desgastar e travar, causando problemas na direção do veículo.
O desgaste, a direção e a integridade dos pneus também podem ser afetados pela altura do percurso de compressão e pela eficiência da mola e do amortecedor. Se o chassi estiver cedendo em um lado, na frente ou atrás, a causa provável pode ser molas desgastadas ou amortecedores ruins.
Quanto aos amortecedores e itens como coifas, batentes e coxins você pode contar com a qualidade, durabilidade e garantia dos produtos AlbarusShocks, com uma abrangente linha de Amortecedores a gás ou óleo e os Kits de reparo do amortecedor.
Metade do problema resolvido, agora é escolher com sabedoria as melhroes molas para usar com os amortecedores AlbarusShocks.