Uma das picapes mais tradicionais em provas de rally, a picape Mitsubishi exige cuidados e atenção nos itens de suspensão, especialmente nos amortecedores. E se tiver que substituí-los, use AlbarusShocks, é claro!
Os amortecedores são um dos itens mais vitais para o desempenho, segurança e conforto de um carro, por isso é essencial garantir que estejam sempre em boas condições de funcionamento. Essa importância se torna mais relevante no caso de veículos off-road, como é o caso das picapes de uso misto Mitsubishi L200. O problema é saber quando substituir os amortecedores da L200?
Em 1978 a Mitsubishi lançou a L200, chamada como Forte no Japão e L200 no restante mercado. No Brasil ela chegou em 1993, quando o grupo Souza Ramos passou a importar do Japão as Mitsubishi L200. Três anos mais tarde o grupo anunciava uma nova fábrica da montadora japonesa na cidade de Catalão (GO) e em outubro de 1998 chegava a L200 nacional com 50% dos componentes nacionais.
Começava assim a trajetória de sucesso da picape Mitsubishi L200, que já dura 44 anos e agrada tantos os apaixonados pelos desafios das estradas de terra, quanto os motoristas urbanos que gostam de veículos grandes, confortáveis e luxuosos.
A suspensão sempre foi muito robusta, com configuração Independente por braços duplos triangulares e molas helicoidais na dianteira e eixo rígido com feixe de molas na traseira, com amortecedores pressurizados nas quatro rodas.
Essas características da suspensão são uma grande vantagem, mas também não é fácil avaliar o estado dos amortecedores, pois o sistema compensa o desgaste de um ou mais componentes desgastados e precisando de substituição.
É fundamental conhecer o papel que os amortecedores desempenham para descobrir a vantagem de os manter em bom estado. Os amortecedores do Mitsubishi L200 fazem parte dos recursos de segurança. O fato é que são eles que vão garantir que o carro tenha boa condução rodoviária, mantendo o contato da roda com o solo e equilibrando o peso do carro uniformemente.
Os amortecedores também garantem a conforto de condução do L200 e, se estiverem desgastados, pode exigir esforço adicional durante a condução da picape e ficar ao volante do carro será mais arriscado. Por fim, ter amortecedores em mau estado aceleraram o desgaste de outras peças, como os coxins, feixe de molas e até mesmo os pneus.
Os amortecedores de um veículo como as picapes Mitsubishi L200 podem ter uma vida útil bastante variada, dependendo da forma predominante de utilização. Em média, eles devem ser substituídos perto dos 80 mil km. Assim, se seu L200 foi adquirido usado, procure saber a data anterior da troca do amortecedor, ou acompanhe o odômetro se for em primeira mão.
Faça um bom check-up periódico do estado geral do veículo com um profissional qualificado e experiente neste tipo de veículo. Obviamente, ele verificará os amortecedores, a existência de indicativos de vazamento, a deformação da haste, a presença de corrosão e a fixação dos componentes, além de inspecionar os demais componentes da suspensão.
O proprietário também pode procurar a presença de óleo nos amortecedores, o que alertará sobre um possível vazamento e a ida a uma empresa de reparação especializada nestes serviços.
Se o motorista reclamar que o Mitsubishi L200 chia ou tem um comportamento anormal em curvas ou ao passar em lombadas, por exemplo, não demore para passar no mecânico de sua confiança para dar uma olhada neste problema. Esses sintomas podem ser originados pelo desgaste acentuado dos amortecedores e será necessário substituí-los.
Coloque a picape em uma superfície plana e verifique se um dos cantos do carro está mais baixo que os outros. Se quiser use uma fita métrica para obter medições precisas. Isso pode indicar a deterioração no amortecedor ou nos componentes de montagem da suspensão.
Verifique também o desgaste da banda de rodagem dos pneus. Se notar diferença anormal entre a banda de rodagem ou nas laterais dos pneus, isso pode ser um sinal de problemas na suspensão ou amortecedores em fim de vida útil.
Por fim, não se esqueça que os amortecedores são itens de segurança e conforto de qualquer veículo. Não arrisque instalando peças baratas e sem a garantia de uma marca de tradição, qualidade e durabilidade.
Use os amortecedores AlbarusShocks. Use os produtos Código Albarus ALB91158 ou ALB91403 e siga as orientações abaixo:
Guia de Instalação de Amortecedores AlbarusShocks – ALB91158 ou ALB91403
1. Verifique a condição dos demais componentes de suspensão, se estiverem em mau estado ou com funcionamento limitado podem comprometer a vida útil do amortecedor.
2. Amortecedores não pressurizados: antes da instalação, faça o escorvamento (retirada do ar do sistema):
a) Movimente a haste para cima e para baixo até que o movimento seja uniforme.
b) Não “deite” o amortecedor após este processo.
3. Monte o amortecedor na vertical, com a haste para cima.
4. Não segure, em hipótese alguma, a haste do amortecedor com alicate ou qualquer outra ferramenta sob risco de danificar a haste.
Qualquer risco na haste faz com que o selo retentor falhe, ocasionando vazamento e inutilizando o produto.
5. Não fixe os amortecedores em dispositivos que possam amassar o tubo reservatório.
6. Siga as instruções de montagem (apertos, folgas e sequência de montagem dos componentes) conforme indicado pelo fabricante do veículo.
7. Amortecedores com fixação por porca na ponta da haste: utilize sempre a porca nova que acompanha o produto. A indicação de aperto (torque) é 25-35Nm.
8. O aperto final deve ser feito com veículo no solo.
AlbarusShocks: qualidade que transmite segurança também em amortecedores!