Imagine um eixo girando a altas velocidades, conectado a outras peças, também submetidas aos efeitos dessa rotação. Basta uma pequena vibração causada pelo peso mal distribuído ao longo do eixo ou um dos componentes desalinhados e o efeito será multiplicado e transmitido ao longo do eixo, com consequências danosas para o veículo e seus ocupantes. Para evitar essas situações é fundamental realizar os serviços de alinhamento e balanceamento dos cardans periodicamente.
O eixo cardan é um componente que transmite a energia gerada pelo motor para o eixo motriz e, em seguida, para as rodas. Ele é instalado ao longo da parte inferior do veículo, conectando o motor ao diferencial das rodas, e permite uma variação de ângulo que garante um deslocamento mais estável.
É comum encontramos eixo cardan em picapes, caminhões e ônibus, sendo que nos veículos maiores é possível existir mais de um eixo cardan, principalmente, nos modelos com o motor na parte dianteira.
Em carros, principalmente nos com tração nas quatro rodas, é responsável por transmitir a força do motor para as rodas. Já nas motos, ele substitui a corrente de transmissão e torna o conjunto mais silencioso.
Como qualquer outro componente automotivo, o eixo cardan requer manutenção, sendo que as inspeções periódicas e preventivas são as mais recomendadas, pois evitam uma parada não programada na oficina, o que, certamente, representará um serviço de menor valor e mais rápido se comparado às despesas e tempo necessário para substituição de componentes quebrados ou danificados por uma pane.
Para facilitar o diagnóstico e orientar a inspeção técnica, existem sinais que indicam a necessidade de se fazer manutenção. Existem pelo menos três diferentes indícios que devem ser observados e verificados:
Vibrações no eixo – Com a falta de um balanceamento correto, o eixo cardan pode apresentar algumas vibrações. Ao dirigir o veículo, principalmente em velocidades mais altas, será fácil sentir as trepidações.
Ruídos – O cardan é um eixo projetado para funcionar de forma silenciosa e totalmente equilibrado. Assim, se escutar ruídos, isso significa possíveis falhas no componente.
Folgas – Esse sintoma também indica necessidade de manutenção do veículo. Para verificar se há folga, basta segurar o eixo com as mãos e tentar movimentá-lo para cima e para baixo. Se houver algum sinal de folga, é necessário fazer manutenção.
O balanceamento dos cardans tem a função de evitar as irritantes vibrações que, além de causar um desconforto ao condutor e passageiros de um veículo, provocam desgaste das peças e podem prejudicar ou mesmo quebrar todo o sistema de transmissão.
O eixo cardan do veículo deve passar por balanceamento, também, no caso de ser necessária a substituição de alguma peça. Esse serviço de correção na distribuição do peso e alinhamento é necessário devido ao fato de que, mesmo sendo novas e da mesma marca, as peças podem ter pesos diferentes e isso interfere no equilíbrio das forças durante a rotação do eixo.
Além da checagem no aspecto do funcionamento e integridade do eixo cardan, é importante verificar cada item que compõe o conjunto de peças do eixo, como luvas, ponteiras, tubo, cruzeta, garfo e flange, pois estas podem apresentar desgaste depois de um tempo de uso.
Importante: A melhor forma de garantir o bom funcionamento do eixo cardan é a lubrificação. Uma boa lubrificação é a maneira correta para reduzir o atrito e proteger o metal da corrosão e oxidação, dissipando o calor excessivo. Para que essa medida seja eficaz, é fundamental, também, aplicar o tipo de lubrificante correto e nos níveis corretos.
A falta de lubrificação pode causar problemas em outras peças e antecipar a necessidade de manutenção no veículo, além de deixá-lo parado por algum tempo.
É recomendado fazer a checagem da lubrificação a cada dois mil quilômetros, aferindo, principalmente, a viscosidade e o nível do óleo. Essa rotina prolonga a vida útil do eixo e seus componentes. A troca de óleo completa da lubrificação deve ser feita a cada 160 mil quilômetros ou após um ano de uso.
Mancais – São os dispositivos que suportam o movimento do eixo. Eles são feitos de material resistente e devem ser verificados regularmente para garantir que estejam em boas condições. Se os mancais estiverem danificados, isso pode causar sérios problemas no funcionamento do eixo, principalmente, no alinhamento entre as partes do cardan.
Garfos – Também devem ser verificados regularmente. Eles suportam o peso do eixo e são submetidos a intensas forças durante o funcionamento. Se os garfos estiverem danificados, isso pode causar a soltura do eixo de seu alojamento, além de danos ao veículo e seus ocupantes.
Cruzetas – São elas que conectam o eixo aos garfos. Devem ser verificadas regularmente para garantir que estejam em boas condições. Se a cruzeta estiver danificada, isso pode fazer o eixo e os garfos se soltarem, o que também pode causar danos e prejuízos.
Um eixo bem alinhado e com as forças equilibradas é capaz de suportar maior carga sem sofrer desgaste prematuro. Além disso, um eixo em boas condições e totalmente checado pode evitar falhas no sistema de transmissão, reduzindo assim o número de manutenções corretivas.
Quando o veículo opera com seus componentes corretamente instalados há menos períodos de manutenções (preventivas ou corretivas). Como resultado, teremos menos períodos com o veículo parado e maior produtividade. Isso impacta positivamente nos custos de manutenção e na disponibilidade do veículo.
Para conhecer outros conteúdos técnicos sobre manutenção e revisão de eixos cardans, acesse a seção de vídeos existente no portal Spicer. Existem diversos treinamentos para instalação, reparo e manutenção do eixo cardan e de outros conjuntos do sistema de transmissão.
Se precisar substituir algum componente durante os serviços de manutenção corretiva ou preventiva no sistema de transmissão, conte com a segurança e qualidade dos produtos Albarus e Spicer.
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