Ninguém descuida dos cuidados com a geometria das rodas e é comum realizar o alinhamento e balanceamento para não ter problemas na direção e suspensão. Mas e o eixo cardan? Ele também precisa de alinhamento e balanceamento e é tão importante quanto rodas corretamente ajustadas. Confira.
Para viajar, trabalhar ou passear com tranquilidade sem surpresas desagradáveis ou panes que atrasam e oneram o orçamento do motorista, é fundamental realizar a manutenção preventiva no veículo em intervalos programados, inclusive no eixo cardan e barras de direção sempre que necessário.
O eixo cardan, assim como as rodas e toda a parte inferior do veículo, está sujeito às condições do pavimento onde o veículo circula, além de receber todo o tipo de contaminante por estarem expostas.
Se periodicamente, motoristas e responsáveis pela manutenção buscam serviços de reparação automotiva para a conferência e correção do alinhamento da geometria da carroceria e efetuar o balanceamento das rodas, como forma de resgatar as melhores condições de uso do veículo, porque esse mesmo cuidado não é observado no eixo cardan?
Assim como as rodas, o eixo cardan também sofre com desalinhamento e desbalanceamento, ocasionando as irritantes vibrações que, além de causar um desconforto ao condutor e passageiros de um veículo, causam um desgaste das peças e assim podendo levar o sistema de transmissão a se quebrar.
O eixo cardan é composto por um conjunto de peças – luvas, ponteiras, tubo, cruzeta, garfo e flange – que podem apresentar desgaste depois de um tempo de uso.
Com os quilômetros e horas de uso aumentando, será necessário a substituição de componentes desgastados ou danificados e é nessa situação em que o eixo cardan do veículo deve passar por balanceamento.
O balanceamento do cardan faz se necessário neste caso devido ao fato de que mesmo sendo novas e da mesma marca as peças têm pesos diferentes.
Existem pelo menos três diferentes sintomas do veículo que são ocasionados pelo desequilíbrio das massas do eixo cardan (desbalanceamento) ou pela perda do alinhamento entre os componentes ou até mesmo pelo empenamento do eixo (desalinhamento):
Vibrações no eixo – Com a falta de um balanceamento correto, o eixo cardan pode apresentar algumas vibrações. Ao dirigir o veículo, principalmente em velocidades mais altas, o motorista sentirá as trepidações.
Ruídos – O eixo cardan foi projetado para funcionar de forma silenciosa. Assim, se o cliente ou mesmo você escutar ruídos, isso significa que existem possíveis falhas no eixo cardan.
Folgas – Também indicam necessidade de manutenção do veículo. Para verificar se há folga, basta segurar o eixo com as mãos e tentar movimentá-lo para cima e para baixo. Se houver algum sinal de folga, é necessário fazer manutenção.
Esses sintomas são resultado da falta de manutenção adequada do veículo, que pode ser a não observância dos intervalos programados, a utilização de peças de reposição de baixa qualidade ou imperícia do profissional que realizou a manutenção (corretiva, geralmente).
A melhor maneira de evitar que o veículo fique parado em conserto que vai custar muito mais caro que uma substituição programada, é fazer a manutenção preventiva.
Outro ponto crítico para o bom funcionamento do eixo cardan é a lubrificação. Com a limpeza e substituição periódica do lubrificante é possível prolongar a vida útil de todo o equipamento, diminuindo o atrito, protegendo o metal de corrosão e oxidação e auxiliando na dissipação do calor excessivo.
A falta de lubrificação pode causar problemas em outras peças e fazer com que seja necessária uma substituição não programada de componentes e deixar o veículo inativo por um tempo.
Para que essa medida seja eficaz, é fundamental aplicar o tipo de lubrificante nas especificações definidas pelo fabricante, nos níveis corretos e com os cuidados e procedimentos recomendados.
Intervalos – Em geral, a cada dois mil quilômetros verifica-se a viscosidade e o nível do óleo – a troca de óleo completa é feita a cada 160 mil quilômetros ou após um ano de uso.
Recomendações – Deve-se observar o alinhamento dos eixos Cardan quando da sua montagem. As indicações da posição de montagem deverão ser respeitadas rigorosamente, pois indicam posição original em que o cardan foi balanceado e/ou alinhado. Caso não respeite este alinhamento, o balanceamento perderá seu efeito.
Outro cuidado é na verificação de folgas no conjunto deslizante, cruzetas, elementos de fixação sempre que houver uma parada programada para manutenção ou durante os intervalos de lubrificação.
A lubrificação do Cardan deverá ser efetuada em todos os pontos de lubrificação, até que a graxa nova purgue pelos anéis de vedação e respiros.
Importante: o tipo de graxa e o modo como ela é aplicada corresponde a mais de 90% das exigências de durabilidade do eixo cardan. De acordo com especialistas, a ausência de graxa pode resultar em componentes desgastados rapidamente, além de elevar o sistema a temperaturas acima dos 130 °C, que é o limite de componentes como as cruzetas. Por isso, em operações fora de estrada, o cuidado com a lubrificação deve ser ainda maior.
A indicação é que, além das verificações de rotina, seja realizada a verificação da quantidade e qualidade de graxa nos componentes do eixo cardan toda vez que o veículo entrar em contato com níveis altos de água ou de lama, como acontece em enchentes e atoleiros.