Forte e resistente, não é à toa que a picape média Toyota Hilux é uma das mais vendidas no Brasil e a preferida nas competições de rallye e endurance. Para suportar cargas, uso off road, estradas esburacadas e ruas mal conservadas com conforto e segurança é importante inspecionar os itens do sistema de suspensão e substituí-los periodicamente. Veja como fazer a correta substituição nesta campeã das ruas, estradas e até onde não existem estradas.
Começou o Rally dos Sertões 2022 e uma das picapes mais utilizadas pelos pilotos são as Toyota Hilux com tração nas quatro rodas. Além de preferida entre os pilotos, é a segunda picape média mais vendida do Brasil, pois suporta com valentia as irregularidades do pavimento no trânsito normal e fora dele.
Seja nas ruas, estradas e nas situações off-road o sistema de suspensão neste segmento de veículos é um dos mais exigidos e o desgaste natural dos amortecedores, causado pelo uso e situações de uso severo, compromete a dirigibilidade do veículo e acelera o desgaste de outros componentes da suspensão.
A estabilidade, conforto e segurança ficam comprometidos se os amortecedores não estiverem atuando corretamente e isso é facilmente percebido pela dificuldade no controle do veículo em curvas, freadas, pulos descontrolados das rodas e desgaste prematuro ou irregular dos pneus e demais componentes da suspensão.
Assim, é importante a verificação periódica dos amortecedores, bem como dos demais componentes da suspensão, sempre que o veículo passar por revisão e ou manutenções corretivas ou rotineiras.
É recomendado que seja feita uma verificação e possível troca dos amortecedores preventivamente antes de 40.000 quilômetros rodados, mas esse intervalo pode variar de acordo com a forma de uso do veículo e hábitos do condutor.
Para os serviços de reposição e substituição periódica os profissionais da reparação automotiva e comércio de autopeças podem contar com a qualidade, tradição e segurança dos amortecedores AlbarusShocks.
Guia de Instalação de Amortecedores
A picape Toyota Hilux 4×4 utiliza os amortecedores AlbarusShocks códigos ALB91257G na dianteira e ALB91405G na traseira. Esses itens são aplicados nos modelos fabricados entre 1996 e 2004, mas não são utilizados nos modelos Hilux SW.
Confira o passo-a-passo e recomendações para instalação:
- Verifique a condição dos demais componentes de suspensão, se estiverem em mau estado ou com funcionamento limitado podem comprometer a vida útil do amortecedor.
- Monte o amortecedor na vertical, com a haste para cima.
- Não segure, em hipótese alguma, a haste do amortecedor com alicate ou qualquer outra ferramenta sob risco de danificar a haste. Qualquer risco na haste faz com que o selo retentor falhe, ocasionando vazamento e inutilizando o produto.
- Não fixe os amortecedores em dispositivos que possam amassar o tubo reservatório.
- Siga as instruções de montagem (apertos, folgas e sequência de montagem dos componentes) conforme indicado pelo fabricante do veículo.
- Amortecedores com fixação por porca na ponta da haste: utilize sempre a porca nova que acompanha o produto. A indicação de aperto (torque) é 50-60Nm.
- O aperto final deve ser feito com veículo no solo.
Cuidados ao realizar serviços na suspensão
Ao realizar um trabalho de manutenção na suspensão é muito importante tomar alguns cuidados para evitar problemas que podem estragar seu trabalho e até causar grandes danos ao veículo.
- Verifique a capacidade de carga do elevador automotivo antes de utilizar. Existem elevadores específicos para trabalhar com picapes e veículos leves. Um veículo acima da capacidade de carga do elevador pode causar um acidente com danos físicos e materiais.
- Nunca levante ou apoie o veículo fora do ponto de apoio recomendado pela montadora – essa recomendação vale para o uso do macaco hidráulico, cavalete de apoio ou elevador automotivo. Todos veículos tem pontos na carroçaria que são próprios para servir como ponto de apoio.
- Enquanto faz o reparo, aproveite para verificar o estado geral dos outros componentes da suspensão. Assim, você garante que seu serviço vai realmente resolver o problema reclamado e também poderá falar para o cliente sobre futuros serviços de manutenção a serem feitos.
- Depois de fazer qualquer serviço na suspensão, é fundamental que se faça o alinhamento das rodas e geometria da suspensão do veículo por profissionais qualificados em equipamentos e ferramentas adequadas a cada veículo, observando rigorosamente os parâmetros determinados pela montadora.
Se quiser conhecer outras aplicações dos amortecedores AlbarusShocks baixe o catálogo ou acesse o portal Albarus na internet.