Trocar um cubo de roda é um serviço simples, principalmente, se utilizarmos os cubos de rodas Albarus. Porém, quando é um veículo onde o sensor ABS é integrado ao cubo de roda, alguns cuidados adicionais devem ser adotados. Veja como fazer.
Atualmente, os rolamentos de roda dos veículos equipados com freios ABS já incorporam os sensores do sistema antitravamento dos freios, o que a indústria automotiva convencional chamar de rolamentos de rodas de terceira geração ou pela sigla HUB – Hub Bearing Unit – Unidade de Rolamento de Roda.
Essa tecnologia oferece diversas vantagens tais como a necessidade da lubrificação na hora da manutenção e a incorporação de outros componentes da suspensão ao rolamento, como o cubo de roda, ponta de eixo, porca e arruela.
É importante identificar as condições do veículo em situações de uso, pois o ABS necessita das informações corretas dos sensores Instalados próximos às rodas, para analisar a velocidade e a possibilidade de travamento.
Quando os sensores estão com problemas, a central eletrônica não recebe as informações corretas e o módulo não consegue mandar os comandos corretos para o módulo hidráulico, comprometendo todo o sistema.
Nem todos os problemas envolvendo os freios ABS necessitam da troca de componentes para serem solucionados. Muitas vezes uma falha é causada apenas pelo acúmulo de resíduos, que pode acabar prejudicando todo o funcionamento do conjunto.
Trepidações e sujeira em excesso são dois problemas que reduzem a vida útil dessas peças.
Essa condição pode ocorrer devido às chuvas, a terrenos por onde o veículo trafega e até pela falta de acionamento do sistema durante um longo período.
Se notar esse problema, faça uma limpeza cuidadosa nos sensores, rodas fônicas e válvulas solenoides.
As causas convencionais de falha do sensor ABS incluem, ainda outros fatores, tais como:
- Aumento da folga do rolamento da roda ou condição fora de especificação devido ao desgaste excessivo, acidente ou impacto no meio-fio.
- Danos acidentais durante a substituição de componentes relacionados (especificamente o freio).
- Manuseio incorreto durante a instalação ou orientação de instalação incorreta de uma peça nova.
- Curto-circuito interno devido a danos ou entrada de contaminantes.
- Perfuração ou outros danos à fiação ou ao sensor.
- Danos causados por detritos na estrada.
- Acúmulo de contaminantes na extremidade do sensor ABS (especificamente partículas metálicas finas).
Um sensor ABS com defeito, em geral, apresenta os seguintes alertas:
- Luz do ABS acesas no painel.
- Falta de aderência das rodas em pistas molhadas ou escorregadias.
- Diminuição da potência de frenagem, especialmente em condições de emergência ou frenagem brusca ou intensa.
Além disso, a falha do sensor ABS pode se manifestar na desativação funcional ou temporária dos sistemas de controle do veículo.
Solução de problemas
Embora a lista a seguir não seja completa devido a variáveis e procedimentos específicos, isto o ajudará a diagnosticar
- Garanta o posicionamento e roteamento adequados da fiação e confira se todos os conectores estão firmes e seguros.
- Inspecione a fiação e os conectores no cubo da roda e na lateral da carroceria do veículo quanto a possíveis danos, abrasão, imobilização, compressão ou entrada de contaminantes
- Verifique todas as tolerâncias dos rolamentos da roda e especificações de serviço.
- Usando um equipamento de diagnóstico (scanner) apropriado, registre a leitura do registro de dados do sensor ABS e confira com as especificações de serviço.
- Quando aplicável, usando a ferramenta e método de diagnóstico apropriado, teste a tensão e as saídas de sinal do sensor ABS e do módulo ABS e verifique as especificações de serviço.
Rotina prática para substituição
Vamos utilizar como exemplo a substituição do Cubo de Roda ALB70-443 (utilizado no veículo Toyota Etios anos 2012 a 2021) – Cubo Roda Dianteiro Esquerdo com rolamento e conector ABS.
Substituir um Cubo de Roda requer alguns cuidados e ferramentas especificas como:
- Torquímetro.
- Martelo de Poliuretano.
- Chave de Fenda.
- Kit Soquetes com catraca.
- Desengripante de parafusos e porcas.
- Jogo de chaves combinada.
- Cabo de força em T com prolongador.
- Kit chave Torx.
- Extrator de Cubo de Roda.
Passo 1 – Desmontagem
Com o veículo apoiado no chão, solte os parafusos da roda, suspenda o veículo e remova a roda,
Com uma chave de fenda, coloque-a entre o disco e a pastilha e a recue a pastilha para liberar o disco de freio.
Remova a pinça de freio e o disco de freio.
Solte a porca do semieixo.
Solte o sensor do freio ABS do cubo de roda.
Solte os parafusos do cubo de roda – eles ficam localizados na parte traseira da manga de eixo.
Remova o cubo de roda e a chapa de encosto que fica entre o cubo e a manga de eixo.
Passo 2 – Instalação do Cubo de Roda
Monte o novo cubo de roda e aperte os parafusos de fixação do cubo a manga de eixo. Não se esqueça de antes montar a chapa de encosto do cubo de roda a manga de eixo.
Conecte o senhor do freio ABS ao cubo de roda.
Monte e aperte a porca do semieixo. Seguindo as especificações de aperto da montadora.
Monte o disco e a pinça de freio. Não se esqueça de acionar o pedal de freio para as pastilhas voltarem a posição de uso.
Monte a roda e posicione os parafusos da roda.
Com o veículo apoiado ao chão aperte as porcas da roda.
Importante: Sempre utilize peças de reposição de qualidade, tradição e confiança. Com segurança, inovação e tecnologia, há décadas a Albarus oferece o melhor em peças para carros, picapes, ônibus ou caminhões, para os mecânicos de ontem, hoje e sempre.
Se tiver que trocar o cubo de roda do veículo, use sempre os Cubos de Rodas Albarus.