Sempre que for substituído o conjunto coroa e pinhão ou um dos dois itens da caixa do diferencial será necessário calibrar o contato entre os dentes da coroa e o pinhão. Veja como realizar esse trabalho nesta dica Spicer.
Alguns veículos Agrale utilizam o Eixo Dana modelo 284/284HD/480, como os Agrale 6000, 7000, 7500, A8700, MA7.5, MA8.5. Esse mesmo modelo de eixo é utilizado pelos Ford F-4000, Cargo 815, Cargo 816, GM A40, C40, D40, Iveco Daily 70C16, Daily 70C17, Daily 60-170, Daily 70-170, Volare A5, A6, A8 e VW 5.140, 7.90, 7.100, 7.110, 8.120, 8.140, 8.150, 9.150, 9.170.
Assim, todo o procedimento aqui descrito pode ser utilizado nestes veículos e foram extraídos do Manual de Serviço Spicer Diferenciais – Eixo 480.
O ajuste de profundidade se faz necessário devido ao posicionamento dos dentes do pinhão em relação aos dentes da coroa, que devem manter o contato centralizado entre os dentes de ambas as peças, permitindo assim uma perfeita distribuição de carga, eliminando ruídos de mau acasalamento e evitando desgaste prematuro ou quebra dos dentes.
Antes de iniciar o procedimento certifique que o local de trabalho, está organizado e limpo, e as ferramentas que serão necessárias para a realização dos serviços estão reservadas, tais como:
- Sacadores de rolamentos
- Expansores de carcaça
- Base magnética
- Relógio comparador
- Paquímetro digital e micrômetro (de 0 a 25 mm)
Antes de iniciar a desmontagem, observe se não há vazamentos, folgas ou itens danificados, bem como a integridade da caixa de transmissão e de todo o conjunto, e não se esqueça de usar os EPI´s – Equipamentos de Proteção Individual.
Verifique os números gravados no pinhão, na coroa ou na caixa satélite e obtenha os dados necessários para a correta montagem. Essa orientação está disponível no catálogo de serviços Spicer.
O primeiro passo é a desmontagem da caixa diferencial, removendo o eixo do veículo e retirando o óleo lubrificante.
Em seguida, é preciso afastar os semieixos para iniciar a retirada da caixa.
Atenção para o modelo do eixo.
Nos modelos 411 / 480 / 284 e 286, inicie o processo de retirada da caixa removendo os parafusos, as arruelas de pressão e as travas dos anéis roscados de ajuste dos rolamentos da caixa.
Após isso, com a carcaça do eixo já aberta, é possível começar a desmontagem do pinhão.
Gire a carcaça do eixo deixando a saída do pinhão voltada para cima.
Imobilize o pinhão com o Bloqueador do Terminal do Pinhão.
Remova a porca, a arruela do pinhão e o terminal. A porca deve ser descartada e trocada por uma nova na montagem.
Utilizando um martelo de plástico ou de borracha, remova o pinhão da carcaça. Segure o pinhão para evitar que ele caia e seja danificado.
Na ponta entalhada do pinhão existem calços que dão a pré-carga do rolamento, que devem ser retirados, limpos e guardados para a montagem. Caso estejam danificados, precisarão ser substituídos por novos.
Remova a arruela defletora e o cone do rolamento. Retire a capa do rolamento externo, utilizando um martelo e o Sistema para Troca da Pista dos Rolamentos. Remova a capa do rolamento interno também com o Sistema para Troca da Pista dos Rolamentos.
Retire os calços de profundidade do pinhão entre a capa do rolamento e o furo da carcaça. Meça cada calço, anote os resultados e guarde-os para a montagem. Se algum calço estiver danificado, substitua todos.
Inspecione os rolamentos do pinhão. Procure sinais de desgaste, riscos ou danos nos roletes, capa ou pista do cone.
Remova o cone do rolamento interno (e o calço, quando existir), utilizando o Sacador dos Rolamentos do Pinhão e Caixa e uma morsa.
Cálculo de ajuste da profundidade do pinhão
Esta etapa só será utilizada em eixos usados. Quando for fazer qualquer reparo num “eixo novo” (um eixo que está sendo reparado pela primeira vez), não precisa usar o Medidor de Profundidade. Pode-se fazer esse serviço de forma numérica, que é muito mais fácil. É só conferir na tabela existente no Manual de Serviços abaixo, comparando o número estampado no pinhão velho com o número do pinhão novo e fazer o acerto dos calços.
Por exemplo, se o pinhão antigo tiver a marca +1 e o novo tiver a marca 0, é necessário acrescentar mais 0,03 mm de calço no pinhão. Se os dois tiverem o mesmo número e o mesmo sinal (+2 e + 2), nem precisa mexer. É só manter o pacote de calços original.
Tabela de Ajuste de Profundidade do Pinhão
Com um paquímetro digital de profundidade, meça a distância entre o chanfro da ferramenta e a base de apoio da capa do rolamento interno do pinhão. Tire quatro medidas e faça uma média. Essa será a sua altura H.
Agora que você já tem a medida H, pegue a medida DM de acordo com o modelo do eixo.
Também pegue a medida P, de acordo com a numeração gravada no pinhão novo.
Agora que você já tem todas as medidas (H, DM e P), é só aplicar na fórmula abaixo para ter a espessura do calço:
Calço = H – (DM +/- P)
Como exemplo, vamos fazer o cálculo de um eixo 46:
H medido no eixo: 137,46 mm
Número DM para eixos 46: 136,06
Número P para pinhão com gravação +2: 0,05
Então: Calço = H – (DM + P) Calço = 137,46 – (136,06 + 0,05) Calço = 137,46 – 136,11 Calço = 1,35 mm
Realize o Teste de Contato entre Dentes tanto no eixo “novo” quanto num reparado. Isso irá garantir a qualidade desse serviço e deverá ser feito ao final de toda a montagem.
Clique na imagem do Manual Spicer e busque o tópico “Teste de Contato entre Dentes”. Lá você encontra como fazer o teste de forma fácil e rápida, além de solucionar os problemas que possam aparecer.