Água! Olho no desperdício…

Líquido abundante, mas também precioso e ameaçado, até recentemente, poucos se importavam com atitudes responsáveis de preservação e prevenção ao desperdício da água. Vamos conhecer um pouco sobre como economizar água em sua empresa e o que estamos fazendo na Dana para ajudar nesta importante missão para o futuro (e o presente…) de todos

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, data que tem por objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados a esse recurso natural, que cobre 71% da superfície terrestre.

Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias.

Porém, mesmo com um volume tão grande de água no planeta, ainda corremos o risco de enfrentarmos o problema de escassez de água num futuro não muito distante.

Segundo estudos da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. Do total de água usada no mundo, a irrigação responde por 73% do consumo de água, 21% vai para a indústria e apenas 6% destina-se ao consumo doméstico.

Já deu para perceber que vivemos num mundo em que a água se torna um desafio cada vez maior.

E na sua empresa? Como você e seus colaboradores tratam da questão e quais ações que já estão nos hábitos cotidianos para preservação deste recurso?

Para ajudar, temos algumas dicas importantes para que você comece a poupar água hoje mesmo. É bem fácil e não só ajuda a economizar água, como também reduz algumas despesas. Vamos a elas:

  • A mistura de água e óleo, derivada da lavagem de peças, motores e da própria oficina, deve ser descartada em caixas de decantação, que separam as duas substâncias. O óleo coletado pode ser vendido para empresas especializadas e a água reaproveitada em processos que não exijam água potável.

Importante: Vale a pena ficar atento: a Cetesb pode multar a empresa que descartar óleo indevidamente.

  • Vai lavar o carro para o cliente, é possível coletar a água da chuva para a lavagem da oficina e dos carros. Pense também na possibilidade de passar a fazer a lavagem dos carros a seco.
  • Coloque avisos sobre a importância do uso racional e fechamento de torneiras e mangueiras em pontos estratégicos da oficina.
  • Ofereça a opção do uso de produtos que eliminam a graxa das mãos sem a necessidade de deixá-las por um longo tempo embaixo da torneira.
  • Se tiver vestiário com chuveiro, oriente todos sobre a importância de banhos rápidos.
  • Vai escovar os dentes após o almoço, feche a torneira enquanto escova os dentes.
  • Não limpe a calçada com água. Caso seja necessário, utilize baldes e vassouras e opte por água que já foi utilizada, como a água de reuso.
  • Cuidado com as torneiras que ficam pingando. Estudos indicam que um pequeno pinga-pinga provoca a perda de cerca de 16 mil litros de água por ano.
  • Atenção aos vazamentos! Essa atitude, além de economizar água, evita danos ao imóvel.

Se sua equipe já adota estas práticas, parabéns! Se ainda não fazem parte dos hábitos em sua empresa, lembre-se atitudes conscientes são fundamentais para garantir que água de qualidade continue disponível! Não desperdice!

Estamos fazendo nossa parte

As Estações de Tratamento de Efluentes Industriais da Dana cuidam de um dos bens mais valiosos para o ser humano: a água. Desenvolvidas para despoluir a água que sai das operações industriais, as Estações de Tratamento de Efluentes, também conhecidas por ETEIs, são peças fundamentais em nosso Sistema de Gestão Ambiental. Quando necessário, são elas que impedem que a água utilizada, proveniente dos processos industriais, entre em contato com o meio ambiente.

É o caso do Complexo Industrial de Gravataí, onde em 2002 a DANA investiu R$ 500 mil para reformular a Estação de Tratamento para atender as novas unidades instaladas no complexo. Na ampliação, houve a separação de todas as linhas de efluentes, desde a origem até os tanques de tratamentos específicos. As novas tubulações são aéreas, com contenções secundárias. Ou seja, em caso de vazamento, o ambiente fica protegido. E o novo sistema trouxe benefícios adicionais: começou a tratar os níveis de emissão de metais pesados além dos limites definidos pelas leis ambientais. Com isso, também reduziu o consumo de água tratada e, ao mesmo tempo, o despejo industrial no Rio Gravataí.

Simultaneamente, mantemos campanhas permanentes de esclarecimento sobre o tema preservação da água e conscientização sobre a importância de hábitos similares aos apresentados anteriormente dirigido a nossos colaboradores e a comunidade.

Contamos com sua participação! Faça sua parte e compartilhe hábitos saudáveis para termos um futuro com água limpa e abundante.

Que tal conferir mais dicas sobre a gestão ambiental nos seus negócios? acesse o DanaTureza nos nossos sites Spicer e Albarus e faça como nós, seja Amigo DanaTureza.

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]