No material técnico preparado pela equipe de suporte Dana você encontra os seis passos explicados didaticamente para a correta lubrificação desta aplicação Spicer série 10. Confira.
Utilizada nos caminhões Ford Cargo 1532, com tração 4×2 e motor Cummins ISC 320 6 cilindros, fabricados entre 2008 e 2009; Ford Cargo 4030, tração 4×2, anos 1994 a 2002; Mercedes-Benz O 400, 4×2, anos 1994 a 2006; Mercedes-Benz OH 1625, 4×2, anos 1995 a 1999; Mercedes-Benz OH 1628, 4×2, anos 1995 a 1997; Mercedes-Benz OH 1636, 4×2, anos 1998 a 2000; Volkswagen 40.300, 4×2, anos 1999 a 2002; Volkswagen Titan 18.310, 4×2, anos 2010 a 2013, e nos Volvo B10R, com tração 4×2 ou 6×2, anos 1986 a 2002, o serviço de lubrificação desta cruzeta não toma mais que 30 minutos.
Antes de começar, observe os pontos abaixo:
- Verifique qual a frequência de lubrificação de acordo com o uso do veículo (tabela abaixo);
- Use a graxa certa;
- A limpeza é *fundamental*;
- Engraxar;
- Resolver problemas.
Serão necessárias as seguintes ferramentas:
- Engraxadeira
- Martelo de Poliuretano
- Chave Fixa (“boca”) 8
- Torquimetro
A maior causa de problemas em cruzetas e juntas deslizantes é a aplicação de graxas erradas.
A graxa precisa unir três propriedades:
1 – Ser à base de sabão de lítio.
2 – Conter aditivos para extrema pressão (EP).
3 – Ter o grau de consistência NLGI 2.
Não tente economizar usando outro tipo de graxa. O prejuízo com o cardan será bem maior.
Antes de iniciar a lubrificação, é preciso:
1 – Limpar e avaliar o estado de conservação das graxeiras de cada cruzeta.
2 – Conferir se a engraxadeira não tem restos de graxa velha ou de outro tipo de graxa.
3 – Em sistemas pneumáticos, verificar se o ar não está contaminado com água ou óleo.
Com tudo em ordem, lubrificar uma cruzeta Spicer 5-510XS é muito fácil.
Mas um cuidado é fundamental: aplique a graxa nova até que a graxa velha saia completamente das quatro capas da cruzeta. Veja no vídeo a seguir o passo a passo detalhado.
Para finalizar:
- Siga aplicando até que a graxa nova saia de forma contínua das capas, sem falhas ou bolhas de ar.
- Se der tudo certo, limpe a cruzeta e o serviço estará pronto.
- Se alguma das capas não purgar a graxa velha, você precisa resolver o problema:
- Primeiro, bata na capa com um martelo de poliuretano e tente lubrificar.
- Se não resolver, solte as abas de fixação e desmonte a cruzeta na prensa.
- Veja se os canais internos de lubrificação da peça não estão entupidos.
- Remonte a cruzeta e, com um torquímetro, aperte as abas com um torque de 40 Nm. Refaça o procedimento de lubrificação.
- Se mesmo assim a capa não purgar, a única saída será trocar a cruzeta.