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Acompanhe os cuidados na Lubrificação de cruzetas Spicer 5-510XS

12 agosto, 2018

No material técnico preparado pela equipe de suporte Dana você encontra os seis passos explicados didaticamente para a correta lubrificação desta aplicação Spicer série 10. Confira.

Utilizada nos caminhões Ford Cargo 1532, com tração 4×2 e motor Cummins ISC 320 6 cilindros, fabricados entre 2008 e 2009; Ford Cargo 4030, tração 4×2, anos 1994 a 2002; Mercedes-Benz O 400, 4×2, anos 1994 a 2006; Mercedes-Benz OH 1625, 4×2, anos 1995 a 1999; Mercedes-Benz OH 1628, 4×2, anos 1995 a 1997; Mercedes-Benz OH 1636, 4×2, anos 1998 a 2000; Volkswagen 40.300, 4×2, anos 1999 a 2002; Volkswagen Titan 18.310, 4×2, anos 2010 a 2013, e nos Volvo B10R, com tração 4×2 ou 6×2, anos 1986 a 2002, o serviço de lubrificação desta cruzeta não toma mais que 30 minutos.

Antes de começar, observe os pontos abaixo:

  • Verifique qual a frequência de lubrificação de acordo com o uso do veículo (tabela abaixo);
  • Use a graxa certa;
  • A limpeza é *fundamental*;
  • Engraxar;
  • Resolver problemas.

 

                                Engraxadeira

Serão necessárias as seguintes ferramentas:

  • Engraxadeira
  • Martelo de Poliuretano
  • Chave Fixa (“boca”) 8
  • Torquimetro

A maior causa de problemas em cruzetas e juntas deslizantes é a aplicação de graxas erradas.

A graxa precisa unir três propriedades:

1 – Ser à base de sabão de lítio.

2 – Conter aditivos para extrema pressão (EP).

3 – Ter o grau de consistência NLGI 2.

Não tente economizar usando outro tipo de graxa. O prejuízo com o cardan será bem maior.

Antes de iniciar a lubrificação, é preciso:

1 – Limpar e avaliar o estado de conservação das graxeiras de cada cruzeta.

2 – Conferir se a engraxadeira não tem restos de graxa velha ou de outro tipo de graxa.

3 – Em sistemas pneumáticos, verificar se o ar não está contaminado com água ou óleo.

Com tudo em ordem, lubrificar uma cruzeta Spicer 5-510XS é muito fácil.

Mas um cuidado é fundamental: aplique a graxa nova até que a graxa velha saia completamente das quatro capas da cruzeta. Veja no vídeo a seguir o passo a passo detalhado.

Para finalizar:

  • Siga aplicando até que a graxa nova saia de forma contínua das capas, sem falhas ou bolhas de ar.
  • Se der tudo certo, limpe a cruzeta e o serviço estará pronto.
  • Se alguma das capas não purgar a graxa velha, você precisa resolver o problema:
    • Primeiro, bata na capa com um martelo de poliuretano e tente lubrificar.
    • Se não resolver, solte as abas de fixação e desmonte a cruzeta na prensa.
    • Veja se os canais internos de lubrificação da peça não estão entupidos.
    • Remonte a cruzeta e, com um torquímetro, aperte as abas com um torque de 40 Nm. Refaça o procedimento de lubrificação.
    • Se mesmo assim a capa não purgar, a única saída será trocar a cruzeta.
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