A troca do mancal central é uma substituição que deve ser programada no calendário de manutenção preventiva de veículos pesados. Confira o passo-a-passo da remoção e substituição deste componente na picape e na SUV Toyota.
O mancal central é parte importante do bom funcionamento do sistema de transmissão, pois suporta o eixo cardan. É uma peça produzida em metal-borracha, submetida às intempéries, água das pistas molhadas ou trechos alagados, ruas e estradas esburacadas, pedras, poeira, obstáculos e outros detritos.
É recomendável aproveitar os intervalos previstos para lubrificação e inspeção periódica e fazer uma completa inspeção dos componentes sob o chassis, incluindo a verificação do mancal central.
Substituir um Mancal Central Spicer é um procedimento simples e envolve apenas seis etapas:
- Remoção do Cardan.
- Desmontagem da Ponteira Fixa.
- Desmontagem do Mancal Central.
- Instalação do Rolamento e do Mancal Central.
- Montagem da Ponteira Fixa.
- Instalação do Cardan no veículo.
Ferramentas
- Martelo de Poliuretano
- Saca-Polia
- Torquimetro
- Soquete boca 3/8″
- Soquete 15/16″
Peças
Mancal Central Código Spicer 5016911 – este item atende diversos modelos da picape Toyota Hilux – fabricados entre 2002 e 2015; e dos SUV Toyota SW4 – fabricados entre 2008 e 2015.
Remoção do Cardan
Nunca remova o Cardan sem antes certificar de que o veículo está freado ou calçado.
Antes de retirar o Cardan, faça marcações dos componentes (2) para garantir o alinhamento, use uma régua se necessário.
Remova os parafusos dos Terminais do Cardan.
Solte os parafusos que fixam o Cavalete do Mancal ao chassi (1).
Retire o Cardan do veículo.
Desmonte a Cruzeta do Terminal de Cardan.
Desmontagem do Mancal Central
Com o Cardan fora do veículo, não use martelos ou marretas de aço para soltar a Flange de Acoplamento. Impactos podem fraturar as peças. Utilize um extrator adequado e, caso necessário, utilize martelo de poliuretano.
Remova o coxim de borracha do Mancal. Caso necessário, utilize alavanca ou espátula. (3)
Caso haja dificuldade em sacar o rolamento, não utilize serras ou talhadeira para cortá-lo. Impactos podem danificar a ponteira ou até mesmo desbalancear o Cardan. A utilização de maçaricos ou calor para dilatar o rolamento, também não são indicados. A variação de temperatura (calor) pode gerar empenamento. Utilize um extrator de rolamentos (saca polia). (4)
Montagem do Mancal Central
Limpe bem os componentes e alojamentos antes de montar (5).
Encaixe o conjunto do Mancal Central manualmente, caso necessite, utilize um martelo de poliuretano (6) para ajustar o posicionamento do rolamento. Monte o mancal central sobre a ponteira do Cardan utilizando extensão tubular apoiando o rolamento pelo anel interno metálico tomando o devido cuidado para não danificar a vedação do rolamento (7).
Atenção ao correto posicionamento do Mancal, as setas gravadas na peça devem estar voltadas para o lado do Diferencial do veículo.
Coloque o Terminal de Cardan.
Posicione a porca e a arruela na Ponteira Fixa.
Aplique de 136 a 163 Nm de torque na porca da Ponteira Fixa.
Monte a Cruzeta no terminal de Cardan.
Reinstalação do Cardan
Observe atentamente as marcações feitas no Cardan para o correto alinhamento (8).
Comece a montagem pela extremidade oposta ao Mancal de Cardan.
Instale o Mancal no Chassis e aperte os parafusos do Cavalete. Certifique que o Mancal Central não ficou deformado após sua fixação. Desalinhamentos podem causar danos ao coxim de borracha do mancal (9).
Verificações finais
Verifique as marcações para garantir o alinhamento
Segurança é o resultado do trabalho de todos nós
Sob quaisquer circunstâncias deve-se tentar qualquer conserto ou manutenção para o qual não foi treinado ou se não possui as ferramentas e equipamentos para o conserto.
Sempre use os óculos de segurança adequado quando fizer algum tipo de manutenção. Não usar os óculos de segurança pode resultar em ferimento e/ou perda parcial ou completa da visão.
Seja sempre cuidadoso ao trabalhar com produtos que tenham pontas afiadas.
A lubrificação inadequada ou o reaproveitamento das peças de acoplamento ou parafusos podem causar a falha do cardan ou até a separação do cardan do veículo. Um cardan separado do veículo pode causar acidente e até mesmo mortes. Não arrisque com a segurança.
Respeite o Meio Ambiente
- Parte importante do trabalho e da própria operação da sua oficina é o descarte correto dos produtos que serão substituídos. Faça a sua parte e juntos contribuímos para um futuro sustentável.
- Saiba mais em http://www.spicer.com.br/danatureza
Esta e outras Dicas Técnicas estão disponíveis no site Spicer. Clique na imagem a seguir e acesse dezenas de procedimentos preparados pela equipe técnica Dana.