Sua visita à feira vai gerar contatos, algumas promessas e um monte de informações. O que fazer com tudo isso?
Terão sido dezenas de quilômetros rodados pelos estandes e ruas da Automec. Algumas reuniões, um sem número de cartões de visitas trocados, novos contatos, algumas propostas em início de negociação e uma pilha de folhetos, manuais, catálogos e outras mídias (CD-Rom, fotos e pen-drives, por exemplo). O que fazer com toda essa montanha de informação?
Vamos tentar ajudar :)
Vamos por partes:
- Cartões de visita e contatos recolhidos. Ordene-os e identifique-os, separando aqueles que deseja dar sequencia ao contato mantido, daqueles que irão apenas ser incorporados a seus arquivos de contatos para uma futura aproximação.
Faça o mesmo com os contatos trocados por via eletrônica (mensagens de e-mails, nomes adicionados às suas redes sociais e aplicativos de relacionamento).
Aquelas pessoas de empresas com as quais deseja evoluir nas conversas para futuras negociações (um novo fornecedor, parceiro ou cliente, por exemplo), faça contato no máximo na semana seguinte a feira. Não deixe esfriar as negociações e mantenha conversas enquanto as coisas ainda estão “quentes”.
Evite ligar para o telefone de seu novo contato neste momento. Prefira uma mensagem (e-mail ou mensagem via aplicativo), informando quem é você, onde se falaram (na Automec, é claro) e qual a razão da mensagem. Coloque-se a disposição para uma reunião, conversa telefônica ou envio de uma proposta ou sugestão de trabalho.
- Folhetos, publicações e informativos. Separe aqueles que são do seu interesse e descarte aqueles que apenas irão acumular poeira em seu escritório.
Aquilo que julgar interessante, grife ou dê destaque e circule com os demais integrantes de sua empresa.
- Informações técnicas e catálogos – Faça o mesmo. Não adianta guardar um manual sobre procedimentos para reparo em lataria, se sua empresa não atua no segmento, por exemplo (aliás, por que você pegou este folheto…)
Ordene os catálogos e informativos técnicos por empresa ou sistema abordado. Faça o mesmo com as mídias recebidas e não esqueça de identificá-las de alguma forma. Isso facilitará na hora de uma consulta.
Se não for você o responsável pela guarda desse material, encaminhe-os a quem irá fazê-lo e oriente este colaborador sobre o que está entregando em suas mãos.
Sobrou alguma coisa? Descarte-as.
Se não é informação, contato ou pode gerar negócios ou facilidades para sua empresa, em breve vai virar lixo e acumular poeira.
Faltou alguma coisa? Ah, sim. Tome um bom banho quente, faça uma massagem nas pernas e coloque-as para cima por alguns minutos.
Não tem nada a ver com as informações recolhidas na Automec, mas após tanta caminhada, isso fará muito bem. :)