Sua visita à feira vai gerar contatos, algumas promessas e um monte de informações. O que fazer com tudo isso?
Terão sido dezenas de quilômetros rodados pelos estandes e ruas da Automec. Algumas reuniões, um sem número de cartões de visitas trocados, novos contatos, algumas propostas em início de negociação e uma pilha de folhetos, manuais, catálogos e outras mídias (CD-Rom, fotos e pen-drives, por exemplo). O que fazer com toda essa montanha de informação?
Vamos tentar ajudar :)
Vamos por partes:
- Cartões de visita e contatos recolhidos. Ordene-os e identifique-os, separando aqueles que deseja dar sequencia ao contato mantido, daqueles que irão apenas ser incorporados a seus arquivos de contatos para uma futura aproximação.
Faça o mesmo com os contatos trocados por via eletrônica (mensagens de e-mails, nomes adicionados às suas redes sociais e aplicativos de relacionamento).
![](https://dana.com.br/wp-content/uploads/2019/04/porta-cartoes.jpg)
Aquelas pessoas de empresas com as quais deseja evoluir nas conversas para futuras negociações (um novo fornecedor, parceiro ou cliente, por exemplo), faça contato no máximo na semana seguinte a feira. Não deixe esfriar as negociações e mantenha conversas enquanto as coisas ainda estão “quentes”.
Evite ligar para o telefone de seu novo contato neste momento. Prefira uma mensagem (e-mail ou mensagem via aplicativo), informando quem é você, onde se falaram (na Automec, é claro) e qual a razão da mensagem. Coloque-se a disposição para uma reunião, conversa telefônica ou envio de uma proposta ou sugestão de trabalho.
- Folhetos, publicações e informativos. Separe aqueles que são do seu interesse e descarte aqueles que apenas irão acumular poeira em seu escritório.
Aquilo que julgar interessante, grife ou dê destaque e circule com os demais integrantes de sua empresa.
- Informações técnicas e catálogos – Faça o mesmo. Não adianta guardar um manual sobre procedimentos para reparo em lataria, se sua empresa não atua no segmento, por exemplo (aliás, por que você pegou este folheto…)
![](https://dana.com.br/wp-content/uploads/2019/04/catalogos-300x229.jpg)
Ordene os catálogos e informativos técnicos por empresa ou sistema abordado. Faça o mesmo com as mídias recebidas e não esqueça de identificá-las de alguma forma. Isso facilitará na hora de uma consulta.
Se não for você o responsável pela guarda desse material, encaminhe-os a quem irá fazê-lo e oriente este colaborador sobre o que está entregando em suas mãos.
Sobrou alguma coisa? Descarte-as.
Se não é informação, contato ou pode gerar negócios ou facilidades para sua empresa, em breve vai virar lixo e acumular poeira.
Faltou alguma coisa? Ah, sim. Tome um bom banho quente, faça uma massagem nas pernas e coloque-as para cima por alguns minutos.
Não tem nada a ver com as informações recolhidas na Automec, mas após tanta caminhada, isso fará muito bem. :)