Falta pouco para o fim das aulas escolares e o início das férias de fim de ano. Como está seu estoque de peças para atender seus clientes? Tem tudo que precisa? Já provisionou os itens de maior giro? E seus fornecedores, estão prontos e informados? Não vai deixar seu cliente na mão, hein!
Preço, qualidade e rapidez. Com certeza estes são três fatores decisivos para o consumidor escolhe entre uma e outra empresa prestadora de serviços.
No quesito preço existe uma diversidade de opiniões, pois uma coisa é o preço e outra é o valor, e essa análise depende muito na percepção do cliente. No tópico qualidade entra em cena outros fatores, sendo os principais, o esmero, cuidado e bons conhecimentos seu e de sua equipe na realização dos serviços e qualidade, tradição e segurança das peças e outros itens que utiliza na realização dos reparos automotivos – nesse tópico pode contar com os produtos Dana e as marcas Albarus, Spicer e Victor Reinz.
Já na questão da rapidez, além depender diretamente da qualidade dos profissionais, peças, ferramentas e organização de sua oficina, você deve considerar a disponibilidade de peças em seu estoque ou agilidade na compra e recebimento das encomendas de autopeças e demais suprimentos para a realização dos serviços.
Sem materiais adequados e peças para reposição, você não vai conseguir entregar um bom serviço aos seus clientes. Para evitar esse tipo de problema, o melhor a fazer é ter um estoque bem planejado, fornecedores confiáveis e parceiros do seu negócio.
Mas como saber quais peças serão necessárias?
Naturalmente, seus clientes precisam de certas peças com mais frequência do que outras. É raro encontrar alguém que precise de um motor novo, mas sempre vai receber pessoas querendo fazer pequenos reparos todos os dias.
Ter os materiais certos no estoque, preparados para qualquer eventualidade, faz uma grande diferença na qualidade do seu trabalho e no resultado que você pode obter ao longo do tempo.
Existem algumas peças automotivas que devem sempre estar disponíveis no estoque da sua oficina mecânica, tais itens de suspensão, freio, alguns amortecedores de maior giro, filtros (óleo, ar e combustível), aditivo para sistema de arrefecimento, lubrificantes, lâmpadas, baterias, rolamentos, fusíveis, velas e outros produtos nos quais você identifique um alto consumo ou aqueles possíveis de serem aplicados em diversas marcas, modelos e anos de fabricação.
Esse estudo de demanda de consumo de autopeças é conhecido pelo termo “Curva ABC.
A curva ABC é um método de classificação de informações para que separa os itens de maior importância ou impacto no seu negócio. Os itens são classificados como:
Classe A: são os itens de maior importância, com valor acessível e boa quantidade demandada. Em geral, correspondem a 65% dos itens consumidos na empresa e não podem faltar no estoque.
Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período. Como não tem um alto giro e seu custo é um pouco mais alto, é bom ter no estoque, mas não em grandes quantidades, evitando capital parado.
Classe C: de menor importância, alto valor e baixa quantidade. Estes itens não tem saída frequente, assim é melhor ter poucas unidades armazenadas e selecionadas nas aplicações com maior probabilidade de demanda. Podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período.
Os percentuais citados acima podem variar de negócio para negócio, portanto não é uma regra fixa e sim um parâmetro para nortear o seu trabalho. A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto e que não podem faltar em seu estoque.
Mas, existe uma diversidade muito grande de produtos e itens para aplicar numa gama muito ampla de marcas, veículos, anos de fabricação, motorizações, especificações e outras diferenças, além de ser impossível saber qual carro entrará pela porta da oficina. Como saber quais itens serão necessários?
Junto com um bom planejamento do estoque, baseado em uma Curva ABC criada no histórico de passagens pela sua oficina, é fundamental ter fornecedores confiáveis e parceiros do seu negócio. Esse é um dos detalhes mais importantes de qualquer empreendimento. Você precisa encontrar pontos de venda de peças automotivas que possam fornecer produtos com a qualidade e regularidade que sua loja demanda.
Embora o consumo eletrônico tenha crescido nos últimos anos, não fique dependente e confiando apenas do e-commerce. Lembre-se que neste período de fim de ano o volume de entregas das compras eletrônicas aumenta e isso pode atrasar sua encomenda feita pela internet.
Outra dica importante é: não confie na sua memória. Independente de sua empresa estar informatizada ou ainda fazer os registros manualmente, ao planejar o que será feito no carro do cliente, faça uma lista de tudo que será necessário para a realização dos serviços.
Carro parado no pátio esperando a chegada da peça é prejuízo para o negócio. Horas produtivas não vendidas, espaço ocupado inutilmente e, o pior, atraso na entrega do serviço.
Você não quer estragar a viagem de férias do seu cliente, quer? Aliás, será que ele continuará seu cliente se isso ocorrer?
Será que dá para remontar antes do Natal?