Novas tecnologias, lançamento de veículos repletos de novidades, equipamentos de diagnóstico mais sofisticados e novas técnicas de trabalho. Como o reparador pode acompanhar os desafios da profissão.
O treinamento de funcionários ainda é um desafio para muitas empresas de reparação. Em tempos de crise, o investimento na capacitação da equipe de colaboradores é um dos primeiros centros de custos a serem afetados na busca pela redução de despesas.
No entanto, cortar despesas nem sempre significa reduzir custos, ao contrário, reduzir programas de treinamento e capacitação pode reduzir faturamento e até gerar prejuízos. Mesmo que sua empresa seja de pequeno porte, não dispense a capacitação de colaboradores.
Veja como o treinamento da equipe pode melhorar seus resultados.
Os benefícios são muitos. Alguns são perceptíveis e outros nem tanto. O fato é que é de suma importância que a empresa tenha um plano sólido de desenvolvimento de pessoas para conquistar os resultados.
Redução de custos – Quando sua equipe está devidamente treinada para realizar suas tarefas, é possível notar que os custos são reduzidos. Isso ocorre devido à diminuição do retrabalho e melhor aproveitamento dos insumos de produção.
Além disso, a empresa consegue reter seus talentos e controlar os gastos com contratação, demissão, admissão, etc.
Diminuição da rotatividade – Manter seus profissionais em desenvolvimento contínuo aumenta a motivação do grupo e melhora o índice do turnover, o indicador que mede a relação entre entrada e saída de funcionários em um determinado período. Os talentos de uma empresa sentem a necessidade de crescimento e atualização. A organização que investe na capacitação de pessoas conta com colaboradores mais satisfeitos e que valorizam o emprego.
Profissionais mais competentes e produtivos – Todos os profissionais precisam ser treinados e atualizados para se tornarem mais competentes em suas tarefas e serem capazes de alavancar o crescimento da organização.
No caso de uma oficina mecânica, por exemplo, o treinamento possibilita que os gestores acompanhem as tendências do mercado, acertem nas aquisições e atualiza o mecânico em relação a problemas específicos e uso de novas peças.
Melhora a qualidade dos produtos e serviços – Uma oficina mecânica que conta com funcionários capacitados consegue oferecer maior qualidade dos produtos e serviços. Esse é um diferencial que fideliza e faz aumentar o número de clientes.
O conhecido marketing boca a boca ocorre quando seu consumidor é bem atendido e ele passa a indicar sua oficina para os amigos sem que haja investimento financeiro para isso. As indicações são fundamentais para uma oficina, não é verdade?
Quais os temas dos treinamentos
Já dizia o dito popular: “Conhecimento não ocupa espaço”, assim todos os temas podem ser interessantes para sua equipe, mas o mais importante é identificar quais a áreas mais carentes e buscar parceiros para melhorar estas áreas.
Pense nas seguintes questões: “por que os clientes fazem o orçamento, mas não retornam para fazer o serviço?”, “minha equipe está atendendo bem?”, “existe desperdício de materiais resultantes do mau uso?”, “qual é o tempo médio de um serviço?”.
Com esses e outros questionamentos, será possível entender quais são as ocasiões que fazem sua oficina perder clientes e ter seu lucro comprometido para, então, atuar sobre essas oportunidades.
Faça parcerias com seus fornecedores
Essa é uma excelente alternativa para reduzir os custos com treinamento e, ao mesmo tempo, melhorar o relacionamento com seus fornecedores.
Os fornecedores são os que melhor conhecem o produto e querem fidelizar o comprador. Sendo assim, em acordo com a oficina, pode ser oferecido um treinamento sobre os produtos da empresa, abordando os sistemas onde são aplicadas tais peças.
Essa parceria é benéfica para os dois lados, por isso é interessante e possível utilizar desse método.
Um erro muito comum nos treinamentos é o foco somente na teoria ou na prática. É preciso equilibrar as informações passadas para que potencialize a absorção do conteúdo e auxilie nas atividades do dia a dia.
Mesmo que em uma oficina mecânica os funcionários utilizem mais das habilidades práticas, o conhecimento da teoria possibilita a identificação de problemas e de soluções e permite oferecer ao cliente uma explicação confiável do serviço que foi executado.
Conte com a Dana para qualificar seus colaboradores – Temos um grande acervo de informações técnicas a sua disposição para treinamentos on-line no site Spicer, além de atuar em conjunto com nossos parceiros comerciais (Atacadistas, varejistas e representantes) para a realização de treinamentos de campo, suportado por nossas Unidades Móveis.
Informe-se com o seu varejista ou atacadista de autopeças sobre o calendário de treinamentos técnicos realizados pelos promotores Dana em sua região.