Quando se trata de alinhamento do chassi há muitos fatores que podem atrapalhar, como ângulos, componentes eletrônicos ou até mesmo os pneus. Confira.
Cuidado básico e necessário, se não observado, pode gerar desgaste em componentes da suspensão, direção, transmissão e desperdício de combustível, além de risco para motorista, passageiros e demais usuários da via.
Quando se trata de lidar com problemas de chassi ou direção no veículo de um cliente, o alinhamento do chassi é uma tarefa que exige atenção e conhecimentos específicos. Existem tantos fatores que podem atrapalhar a identificação de um problema e confundir o reparador menos atento.
Para realizar um serviço de alinhamento é fundamental realizar uma inspeção minuciosa de todos os componentes que interferem na geometria da carroceria. É como passar um equipamento de diagnóstico no motor, mas em vez de escanear códigos, só que escaneando dados de ângulo do veículo.
Um ângulo importante que ele escaneia é a cambagem. Ela pode atrapalhar o manuseio e fazer o carro puxar para um lado. Assim, é crucial comparar a cambagem em ambos os lados. Se houver uma diferença de mais de meio grau, provavelmente há um desvio na direção.
Também é preciso prestar atenção ao ângulo de cambagem transversal. Se a cambagem estiver errada de um lado, pode significar danos ao fuso, braços de controle ou outros componentes da suspensão.
O caster é outro parâmetro que deve ser conferido e avaliado. Quando observamos o eixo de direção pela lateral do veículo, é possível notar uma inclinação negativa ou positiva. Essa inclinação é medida em graus a partir de uma linha imaginária perpendicular ao piso.
Caster zero significa que a linha é reta para cima e para baixo e, quando as rodas giram, elas giram nessa linha. No entanto, se a linha estiver inclinada para trás, as rodas começam a inclinar ao virar, o que ajuda nas curvas, deslocando o peso para a borda externa do pneu interno e a borda interna do pneu externo.
Outro ponto de atenção é no alinhamento adequado das rodas, que assegura não apenas a segurança, mas também a economia de despesas para os clientes. Por exemplo, se seu cliente dirigir 20 mil quilômetros com um desalinhamento de apenas 3/16 polegadas, é como se ele arrastasse os pneus para os lados por mais de 100 mil quilômetros.
O bom alinhamento do chassis é a garantia de conforto e bom desempenho do veículo e, muito importante, economia no consumo de combustível, menor desgaste de pneus, itens da suspensão e, é claro, segurança.
Oriente seus clientes e realize a inspeção e conferência dos indicadores de conformidade da geometria da carroceria.
E se identificar que há necessidade de substituir qualquer componente, seja por um fator corretivo ou preventivo, não arrisque. Use produtos de marcas confiáveis e com tradição em segurança, durabilidade e garantia, use peças Spicer, a mais completa linha de produtos para suspensão e transmissão.