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A importância do diagnóstico de alinhamento do chassis

28 outubro, 2024

Quando se trata de alinhamento do chassi há muitos fatores que podem atrapalhar, como ângulos, componentes eletrônicos ou até mesmo os pneus. Confira.

Cuidado básico e necessário, se não observado, pode gerar desgaste em componentes da suspensão, direção, transmissão e desperdício de combustível, além de risco para motorista, passageiros e demais usuários da via.

Quando se trata de lidar com problemas de chassi ou direção no veículo de um cliente, o alinhamento do chassi é uma tarefa que exige atenção e conhecimentos específicos. Existem tantos fatores que podem atrapalhar a identificação de um problema e confundir o reparador menos atento.

Para realizar um serviço de alinhamento é fundamental realizar uma inspeção minuciosa de todos os componentes que interferem na geometria da carroceria. É como passar um equipamento de diagnóstico no motor, mas em vez de escanear códigos, só que escaneando dados de ângulo do veículo.

Um ângulo importante que ele escaneia é a cambagem. Ela pode atrapalhar o manuseio e fazer o carro puxar para um lado. Assim, é crucial comparar a cambagem em ambos os lados. Se houver uma diferença de mais de meio grau, provavelmente há um desvio na direção.

Também é preciso prestar atenção ao ângulo de cambagem transversal. Se a cambagem estiver errada de um lado, pode significar danos ao fuso, braços de controle ou outros componentes da suspensão.

O caster é outro parâmetro que deve ser conferido e avaliado. Quando observamos o eixo de direção pela lateral do veículo, é possível notar uma inclinação negativa ou positiva. Essa inclinação é medida em graus a partir de uma linha imaginária perpendicular ao piso.

Caster zero significa que a linha é reta para cima e para baixo e, quando as rodas giram, elas giram nessa linha. No entanto, se a linha estiver inclinada para trás, as rodas começam a inclinar ao virar, o que ajuda nas curvas, deslocando o peso para a borda externa do pneu interno e a borda interna do pneu externo.

Outro ponto de atenção é no alinhamento adequado das rodas, que assegura não apenas a segurança, mas também a economia de despesas para os clientes. Por exemplo, se seu cliente dirigir 20 mil quilômetros com um desalinhamento de apenas 3/16 polegadas, é como se ele arrastasse os pneus para os lados por mais de 100 mil quilômetros.

O bom alinhamento do chassis é a garantia de conforto e bom desempenho do veículo e, muito importante, economia no consumo de combustível, menor desgaste de pneus, itens da suspensão e, é claro, segurança.

Oriente seus clientes e realize a inspeção e conferência dos indicadores de conformidade da geometria da carroceria.

E se identificar que há necessidade de substituir qualquer componente, seja por um fator corretivo ou preventivo, não arrisque. Use produtos de marcas confiáveis e com tradição em segurança, durabilidade e garantia, use peças Spicer, a mais completa linha de produtos para suspensão e transmissão.

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