Basicamente as buchas de suspensão estão localizadas nas extremidades articuladas da suspensão dianteira e traseira e sua principal função é absorver as vibrações das peças entre si, reduzindo a emissão dos ruídos. Uma bucha danificada pode comprometer todo sistema de suspensão do veículo e gerar prejuízos e risco de acidentes. Não arrisque. Verifique sempre as buchas e só utilize Spicer.
É importante entender que um veículo é um conjunto de componentes e que todos eles, por menor que sejam, estão interligados, mesmo que tenham funções diferentes. Assim, geralmente, uma peça se conecta a outra peça e, quando uma é danificada, causa uma reação em cadeia de problemas que podem resultar em um prejuízo gigantesco.
Um destes exemplos são as buchas, pequenos componentes do sistema de suspensão, fabricados em borracha ou poliuretano, usados para isolar a vibração, fornecer amortecimento e reduzir o atrito entre as peças de metal do veículo.
As aplicações mais comuns são as buchas do braço de suspensão e da barra estabilizadora, mas você também encontrará buchas posicionadas entre a suspensão e o chassis e em várias outras áreas do veículo, tais como no sistema de direção.
As buchas da bandeja de direção também devem ser um ponto de atenção nas inspeções feitas pelo profissional da reparação. Elas recebem o impacto do deslocamento do veículo pelo pavimento, além sofrerem todo o esforço nos movimentos das rodas em conversões e mudanças de direção.
A bandeja de direção tem a função de manter as rodas do carro no lugar e ajudam a ditar o movimento da direção do veículo. As buchas são o elemento elástico que conecta os braços de direção ao chassi do veículo e ajudam as rodas a permanecerem na estrada em terrenos acidentados.
Por que trocar?
Como as buchas são feitas em materiais flexíveis, como borracha e poliuretano, é comum que elas se desgastem naturalmente com o tempo. Isso ocorre como resultado da compressão prolongada a que são submetidas ou pela deterioração do composto, situações que podem ser agravadas e aceleradas pela exposição a condições climáticas extremas e contato com produtos químicos, como óleo de motor.
A frequência com que suas buchas precisam ser substituídas varia muito, dependendo das condições de utilização do veículo e dos cuidados do condutor. Como as buchas isolam a vibração e reduzem o atrito entre as peças de metal, o ruído produzido por buchas desgastadas, geralmente, é muito fácil de ser percebido. Se perceber algum dos sinais a seguir, considere uma boa indicação de que existam buchas que podem necessitar substituição:
- Excesso de vibração e ruído da estrada no interior do veículo.
- Rangidos ou batidas vindas da região das rodas.
- Volante com folga.
- É provável, também, que ao perceber o barulho dos componentes da suspensão ao passar por uma lombada, seja um problema com as buchas.
Por serem feitas de borracha, eles podem rasgar e rachar devido à grande quantidade de absorção de impacto com que lidam regularmente, além de ser normal que as buchas se desgastem com o tempo.
Assim, é melhor substituir as buchas antes que elas quebrem e, se quiser oferecer um serviço de qualidade superior e garantir a satisfação do cliente, use somente as Buchas SPICER®. Projetadas para absorver impactos, oferecer longa durabilidade, garantindo o conforto ao dirigir e a segurança no sistema de suspensão do veículo do seu cliente.
Seja original. Seja SPICER®.