Fim de ano, férias escolares e 13º salário na conta. Uma boa hora para seu cliente cair na estrada e repor as energias. Mas antes que ele coloque as malas no carro, que tal fazer uma inspeção nos amortecedores, pivôs, terminais e demais itens da suspensão e direção para uma viagem segura e tranquila. Melhor que sair de férias é voltar com segurança e muitas histórias para contar, não é?
Depois de um ano intenso, com muitos compromissos profissionais, escolares, familiares e sociais, as pessoas estão ansiosas para colocar as malas no carro e partir para viagens de férias, seja para passar uma temporada na praia, no campo, ou conhecer outras localidades ou até mesmo rever parentes e amigos em outras cidades.
Mas calma! Antes de qualquer coisa, é bom orientar seu cliente a fazer uma parada na sua oficina. Você, como um mecânico de confiança, deve zelar pela segurança do veículo e ajudar para que a viagem tenha somente paradas para abastecer ou curtir a paisagem e não paradas por panes e falhas ou, o que seria pior, acidentes e quebras, especialmente nos itens de suspensão e direção, que são sistemas fundamentais para a dirigibilidade, segurança e conforto dos ocupantes do veículo.
Se seu cliente ainda não fez a revisão da suspensão e direção até o momento da leitura deste Dana Informa, você tem uma boa oportunidade para explicar a importância de fazer a revisão para segurança do veículo.
Apesar de ter peças separadas, o sistema de suspensão, transmissão e direção do carro funciona em sincronia. Assim, o mau funcionamento de um componente pode prejudicar outros itens e comprometer estabilidade, segurança e conforto.
A suspensão está muito atrelada ao equilíbrio do carro e a falta de atenção à necessidade de manutenção pode fazer com que outras peças sejam comprometidas. Ela é responsável pela estabilidade nas curvas e freadas, ou seja, é fundamental em situações onde o controle da direção e o sistema de frenagem precisam estar funcionando corretamente.
A falta de cuidados nesse sistema pode causar diversos problemas, desde maior desgaste dos pneus, problemas na direção e na pior das hipóteses, acidentes.
Dependendo do estado geral dos componentes, a revisão fará com que o cliente não perca um só dia das férias e, mesmo que exista a necessidade de reparos, podem ser feitos por você e sua equipe em algumas horas, com um custo acessível e bem inferior às despesas que a quebra na estrada provocaria. Tomando o cuidado de sempre utilizar peças com a tradição, qualidade e segurança dos componentes para suspensão, direção e transmissão Albarus e Spicer.
Como explicar ao cliente que está na hora de fazer a revisão da suspensão e direção?
- O veículo já passou de 20 mil quilômetros rodados desde a última manutenção? Está na hora.
- A suspensão faz alguns barulhos e ruídos? É hora de fazer a revisão.
- A direção começou a apresentar dificuldades na hora de manobrar o carro? Mais um indício de que a revisão precisa ser feita.
Continuar dirigindo e pegar a estrada com as peças danificadas poderá aumentar os problemas já existentes e também os custos com socorro, reparos e conserto.
Aproveite que o veículo está em sua oficina e faça uma checagem preventiva em outros sistemas do veículo, verificando os seguintes itens:
- Óleo lubrificante e fluidos.
- Filtros de óleo, combustível e ar.
- Óleo da transmissão em veículos com câmbio automático.
- Fluido da direção hidráulica.
- Fluido do limpador de para-brisa.
- Sistema de freios – pastilhas, discos e fluido de freio.
- Correia dentada ou corrente de sincronização.
- Pneus e rodas – não se esqueça de conferir também o estepe.
- Sistema elétrico, faróis e lanternas.
Faça de tudo para que sua viagem de férias do seu cliente seja tranquila. Não tenha pressa durante a revisão e cheque tudo com atenção e se tiver dúvidas sobre o estado do componente, cheque novamente.
Oriente seu cliente para não deixar a revisão para a última hora. Tente programar com ele a revisão de férias com certa antecedência em relação à data da sua viagem. Assim, se algo estiver errado, não será preciso adiar a partida para providenciar o reparo necessário.
Programar as revisões é a melhor forma de não ser surpreendido por problemas — principalmente quando estiver viajando. Assim, na melhor das hipóteses, você evita que ele e a família fiquem horas e horas parados no acostamento.