Usar um óleo errado, fora das especificações ou de baixa qualidade é tão arriscado quanto esquecer de inspecionar e substituir o lubrificante. Acompanhe.
Desde que o francês Onesíforo Pecqueur desenvolveu, em 1827, o mecanismo que permite que as rodas de um veículo girem em velocidades diferentes durante as curvas, evitando o travamento e o desgaste excessivo, o diferencial vem evoluindo e assegurando a estabilidade e transmissão de potência nos veículos com tração traseira, seja um automóvel, utilitário, caminhão ou ônibus.
Hoje, esse conjunto está presente em praticamente todos os veículos, formado por um intrincado e preciso jogo de eixos, engrenagens, rolamentos e outros componentes.
Entretanto, o diferencial é negligenciado e alguns cuidados básicos podem ser esquecidos, tais como a verificação da integridade de seus componentes e a troca de óleo do diferencial em intervalos regulares.
Não é qualquer óleo lubrificante que pode ser utilizado no eixo diferencial. O óleo correto deve ser multiviscoso e ter as propriedades adequadas para manter uma película protetora entre os dentes das engrenagens, nos roletes dos rolamentos e nos lábios dos vedadores durante as operações.
A qualidade do lubrificante é fundamental para o bom funcionamento do eixo diferencial, principalmente no tocante a durabilidade e segurança do sistema.
Função do lubrificante no diferencial
- Reduz atrito entre engrenagens, rolamentos e outras superfícies metálicas.
- Dissipa calor gerado pelo contato e pelo trabalho mecânico.
- Protege contra corrosão causada por umidade e contaminantes.
- Amortece impactos entre dentes das engrenagens, principalmente sob cargas altas.
- Mantém a limpeza interna, carregando impurezas para o filtro ou depositando-as no fundo do cárter.
Rodar com o óleo já desgastado pelo uso prologando ou usar um óleo de baixa qualidade e sem as especificações recomendadas pelo fabricante do equipamento pode gerar problemas como: desgaste acelerado das engrenagens e rolamentos; ruídos e vibrações; superaquecimento e até travamento do conjunto; vazamentos por ataque químico ou danos aos retentores, além de outras falhas graves que podem imobilizar o veículo e gerar alto custo de reparo.
Assim, é altamente recomendável respeitar o intervalo de troca, que pode variar conforme uso leve ou severo, além de verificar periodicamente o nível e o aspecto visual do óleo. Se houver presença de água, limalha metálica excessiva ou cheiro forte de queimado é importante trocar imediatamente e sempre usar o grau de viscosidade e tipo especificados pelo fabricante.
Todas essas informações constam do manual do fabricante e existe uma variação dos intervalos recomendados para a troca de acordo com a aplicação e severidade das operações.
É fundamental que o profissional responsável pela manutenção do veículo, seja ele um caminhão, ônibus, caminhonete, SUV ou picape esteja atento aos intervalos de substituição do óleo do eixo diferencial.
Além da periodicidade correta da troca do óleo é importante observar a qualidade do produto e nesse ponto nada melhor que contar com a expertise de quem é líder na fabricação de eixos diferenciais.
A linha de óleos lubrificantes Spicer garante muito mais eficiência e durabilidade aos eixos diferenciais (com e sem blocante), com proteção máxima de engrenagens, rolamentos e retentores, gerando mais economia no consumo de combustível e despesas de manutenção e menos emissão de CO2.
Ela foi desenvolvida para atender às mais rígidas especificações de eixos diferenciais e recomendada para uso nos mais variados tipos de eixo diferencial que equipam de automóveis clássicos, jipes e picapes a caminhões leves e máquinas agrícolas.
Os lubrificantes Spicer para diferencial são oferecidos em embalagens de 1 e 5 litros, com duas versões de aplicação: Spicer Trac-Lok 85W140LS e Spicer 85W140.
Ambos oferecem proteção máxima e maior vida útil aos componentes da transmissão, sendo que o Spicer Trac-Lok 85W140LS é recomendado para diferenciais com freio interno ou sistema autoblocante (Limited Slip) e o Spicer 85W140 é recomendado para eixos sem freio interno ou sistema autoblocante.
Peça já a tecnologia original da líder mundial em transmissão, agora também em lubrificantes, no balcão do atacadista ou varejo de autopeças de sua preferência e garanta o melhor desempenho ao veículo do seu cliente.
E não se esqueça: se não encontrar os produtos Spicer no seu comércio de autopeças favorito, entre em contato conosco pelos nossos Canais de Atendimento.
Central de Atendimento Dana (SAC) – 0800 727 7012
Whatsapp – +55-51-99839-1377
e-mail – sac@spicer.com.br.
Ou acesse www.universodana.com.br.