Folgas e tolerâncias menores, dimensionais precisos e rígidos procedimentos para ajustes entre componentes. Esses são algumas das exigências atendidas pela Metrologia. DANA Informa explica onde são aplicados esses conceitos e dá uma “mãozinha” para você saber mais sobre o assunto. Acompanhe.
A Metrologia pode ser definida como a Ciência da medição e suas aplicações, englobando todos os aspetos teóricos e práticos da mensuração de grandezas, qualquer que seja a incerteza de medição e o campo de aplicação.
Ela abrange todos os aspectos teóricos e práticos que garantem a precisão exigida no processo produtivo, montagens industriais e montagens mecânicas, e tem o objetivo de garantir a qualidade dos produtos e serviços através de instrumentos de medição, sejam eles analógicos ou digitais.
A metrologia, ou controle dimensional (controle de medição), é baseada em normas que definem requisitos, padrões e procedimentos para estabelecer critérios de avaliação das dimensões do produto.
Na metrologia, vários instrumentos e métodos são usados para avaliar se um produto está em conformidade ou atende aos requisitos de uma norma, desenhos ou especificações do cliente, que são fatores muito importantes para a garantia de qualidade ao escolher a peça certa para substituir em uma oficina mecânica de serviço, por exemplo.
Com a constante evolução da tecnologia veicular, as folgas e tolerâncias de medição entre as peças tornam-se menores e o profissional da reparação deve ter conhecimentos e melhores ferramentas para fazer as medições necessárias.
Instrumentos de precisão como micrômetro, paquímetro, torquímetro, relógio comparador e goniômetro, entre outros, são obrigatórios para oficinas e técnicos que pretendem trabalhar com o máximo de qualidade.
Conhecer as técnicas e instrumentos para avaliar as dimensões de componente e verificar se está dentro das tolerâncias permitidas é a única forma de executar uma substituição segura e precisa, evitando desperdício de tempo e dinheiro.
Já deu para perceber que a medição correta é uma questão de segurança e economia, o que só mostra claramente a importância desse tipo de ferramenta no dia-a-dia da oficina.
A boa notícia é que com a maior necessidade de precisão requerida pela engenharia automotiva, os dispositivos de medição se tornaram mais acessíveis para as oficinas mecânicas, que ganharam maior oferta de marca e modelos e valores menores pelo ganho de escala obtido com o aumento da demanda junto aos fabricantes.
Em um processo aferição de peças podemos ter de utilizar instrumentos de medição tais como;
- Paquímetro;
- Relógio comparador;
- Relógio apalpador;
- Micrômetro;
- Padrões de rosca;
- Rugosímetro.
Esses dispositivos são utilizados nas empresas de reparação automotiva para identificação de peças com medidas de precisão como diâmetro, altura, largura, padrão de rosca ou outras medidas, além é claro de ser utilizada na aferição de medidas mínimas de componentes sujeitos a desgaste, folgas ou tolerância de movimentação (radial, longitudinal ou axial, por exemplo).
Para dar uma “mãozinha” com o uso destes dispositivos de medição, o Canal Dana no Youtube disponibiliza entre outros assuntos da Playlist de vídeos da Série “Quer Saber”, o treinamento “Metrologia – Saiba exatamente o que significa”.
De forma simples e amplamente ilustrada, uma divertida história em quadrinhos explica o que é a Metrologia, para que serve, como funciona e seu uso no dia-a-dia.
Quer saber mais sobre Metrologia? Acesse ou baixe o PDF da apostila sobre o assunto no link da imagem abaixo.