Você sabe qual a importância da coifa protetora para o bom funcionamento de algumas peças do veículo? Embora pareça uma peça simples e sem grande importância, não se engane: uma coifa deteriorada pode causar sérios problemas. Acompanhe.
Uma peça simples, relativamente barata e muito fácil de ser substituída, mas que pode gerar problemas sérios e reparos muito mais onerosos.
Essa é a coifa protetora, aquela peça que parece uma sanfona, mas podemos assegurar que ninguém gosta de escutar o barulho que ela pode causar quando não cumpre a função a que se destina.
A coifa protetora é um componente elaborado em borracha e sua função é proteger outros componentes, ajudando a manter a lubrificação e evitar a contaminação de partes sensíveis com agentes contaminantes, como água, pó, terra, pedras, produtos químicos e outros detritos.
Coifas protetoras são utilizadas em diversos componentes do veículo e ajudam a combater o desgaste de peças como amortecedores, terminais e juntas, por exemplo.
A coifa funciona como uma espécie de invólucro flexível que protege os componentes, porém não limita, nem restringe a movimentação do conjunto ou peça onde é aplicada. Dessa forma, ela protege peças e componentes mais vulneráveis, especialmente no tocante à contaminação por agente externos, além de conservar a presença da graxa que lubrifica e assegura a livre movimentação da peça.
Existem diferentes tipos de coifa e aplicação, mas sempre estão presentes em conjuntos que ficam expostos e, principalmente, onde existe a conexão entre componentes que se articulam entre si.
Algumas das aplicações mais comuns são:
Junta homocinética – A coifa protetora da junta homocinética ajuda na transmissão do movimento do motor para as rodas do veículo e impedem que o movimento seja prejudicado por corpos estranhos ao conjunto.
Pivôs – É uma peça essencial para o funcionamento do sistema de suspensão. É o pivô que liga o chassi a outros componentes, como a manga de eixo e cubo de roda. Em todas essas ligações existe a necessidade de proteção contra agentes contaminantes e a coifa é a responsável por essa tarefa.
Caixa de direção – A coifa da caixa de direção tem a função de proteger o sistema de direção do veículo. Quando acontece o rompimento da estrutura da coifa existe o risco de vazamento da graxa que lubrifica as conexões entre as barras e pivôs, além de permitir a contaminação destas articulações, prejudicando a movimentação das rodas do carro em manobras ou mudanças de direção. A coifa impede que as caixas de direção sofram com eventuais contaminações ou corrosões.
Amortecedores – A coifa dos amortecedores tem a função de proteger o componente e mantê-lo em perfeito funcionamento. A ausência da vedação proporcionada pela coifa pode permitir que a haste do amortecedor receba resíduos sólidos, como pedriscos e terra, ou líquidos, como água e restos de lubrificantes e combustíveis dispersos no pavimento. Este contato direto acaba agindo como um elemento de atrito na haste do amortecedor, abreviando a vida útil do conjunto (amortecedor, coxim e batente).
Ou seja, elas protegem os amortecedores contra corrosão e desgaste precoce, ou mesmo de danos causados por objetos externos.
Os cuidados com as coifas são essenciais para a manutenção do bom funcionamento do veículo e a recomendação é que sejam realizadas inspeções preventivas, que podem ser mais simples e menos onerosas.
A substituição de uma coifa pode variar entre R$ 60 e R$ 200. Já o descuido e rodar com coifas danificadas ou rasgadas pode gerar problemas mais sérios e onerosos, podendo ultrapassar a cifra de milhares de reais.
A inspeção preventiva permite avaliar o estado da peça e demais componentes, o que vai garantir sempre a maior eficiência e durabilidade da coifa.
Por fim, mas não menos importante, utilize sempre peças de qualidade e alta durabilidade, utilizada, testada e aprovada por montadoras e profissionais da reparação automotiva em todo o Brasil. Use sempre as coifas e kits de coifa Spicer.
Acesse o site Spicer e conheça as aplicações disponíveis em coifas e outros itens para manutenção preventiva ou corretiva em sistemas de direção e suspensão.