Fábricas, comércio e oficinas: elas estão em todas as atividades do aftermarket automotivo, ajudando a fortalecer a reparação automotiva e reposição de autopeças. Março é o mês de celebrar as conquistas das mulheres até aqui e nos inspirar para as próximas.
Você visita um fabricante veículos ou autopeças e lá estão elas, não apenas nas áreas de produção e administração, mas em todos os setores, inclusive em cargos de liderança e coordenando grupos e tomando decisões importantes no resultado da empresa.
Vai a um comércio atacadista ou varejista do setor automotivo e elas estão no atendimento no balcão ou televendas, gerenciando equipes, controlando estoques ou dirigindo os objetivos de crescimento dos negócios.
Leva seu carro a uma oficina de reparação automotiva e novamente somos recebidos por elas, nossos automóveis são reparados por mãos competentes mais delicadamente bem cuidadas e, não raramente, são elas que estão a frente respondendo pelo sucesso do negócio e satisfação do cliente.
Se essas cenas eram raras na metade do século passado, nesta nova era as mulheres estão conquistando e dividindo o espaço que sempre foi delas por mérito e competência.
Não foi um caminho fácil e sem dificuldades, mas elas buscaram conhecimento técnico sobre produtos, peças e veículos, aprimoraram suas habilidades no diagnóstico, atendimento ao cliente, gestão e não perderam aquilo que as define, a sensibilidade e criatividade, o senso de organização e a capacidade de serem multitarefas.
De acordo com os dados extraídos da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) entregue pela empresas formalmente constituídas em 2021, as mulheres representavam 19,4% da força de trabalho nas montadoras do país e pouco mais de 23% nos empregos formais do setor de comércio de automóveis.
Um panorama ainda longe do desejado, se considerarmos a composição da população brasileira e participação das mulheres no cargos de liderança.
De acordo com os registros do censo realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, embora mais da metade da população seja do sexo feminino (51%), elas compõem o maior nível de desemprego (54,4% no 4º trimestre de 2022).
Para confirmar este desiquilíbrio na participação feminina, segundo a pesquisa desenvolvida pela Automotive Business e a MHD Consultoria, a participação de mulheres no alto escalão da empresas ainda é muito baixa. Elas representam apenas 16% dos cargos no conselho, 12% na presidência e vice-presidência e 16% em posições de diretoria.
Pelo menos no setor de reparação automotiva e reposição de autopeças o cenário está mudando. As mulheres já não ocupam mais a posição de coadjuvantes na gestão, auxiliando os maridos, pais e irmãos na administração dos negócios. Em muitos casos, elas é que estão a frente da empresa ou dividindo as tarefas com os homens da família ou sócios.
Essa é uma tendência do mercado e isso é confirmado por pesquisas. O trabalho da MHD Consultoria aponta que que 45% das empresas possuem metas para aumentar a presença de mulheres nos cargos de liderança, 79% possuem ações para garantir equidade de oportunidades e 47% têm programas para a equidade de gênero.
Quase todas as montadoras tem metas mundiais para o aumento da participação das mulheres em cargos de liderança e inúmeros programas de apoio estão sendo implementados com o apoio de fabricantes de autopeças e instituições do setor para alcançarmos a equidade de genero num futuro não muito distante.
No mês de março, quando é comemorado o Dia da Mulher (8 de março), a Dana homenageia todas as mulheres, sobretudo, as atuantes no segmento de reparação e retífica de motores, que com sua sensibilidade, competência, dedicação e profissionalismo, torna nosso setor ainda mais qualificado e pró-ativo. Por isso, traz uma série com quatro histórias inspiradoras de mulheres que atuam no aftermarket brasileiro.
Batizado de “Elas Inspiram”, a série especial traz as histórias de sucesso e competência das empresárias Agda Óliver, da oficina Meu Mecânico; Vanessa Martins, da oficina Torigoe; Bárbara Brier, da Oficina Amiga da Mulher e Sandra Nalli da Escola do Mecânico.
“Nesta data tão importante dar visibilidade para os bons exemplos é ainda mais necessário. As histórias destas mulheres que atuam no mercado de reposição brasileiro nos iluminam e inspiram”, comenta Luis Pedro Ferreira, Diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Marketing da Dana.
As histórias estão publicadas no canal da marca no portal de vídeos Youtube e no Dana Informa. Clique nas imagens e confira as homenagens Dana a todas as mulheres.