No mês de março será comemorado o Dia Internacional da Mulher. No aftermarket automotivo elas estão dois lados do balcão e até na realização dos serviços, tudo com muita competência. Confira e programe suas ações para esta data.
Oficina não é lugar de mulher! Essa era a ordem lá nos idos da década de 60, 70 e 80. Mulher não ia a uma oficina mecânica em hipótese nenhuma e entender de carro, então, nem em sonhos.
Se o carro de uma delas dava problemas, um homem, em geral, o pai, marido ou irmão, se incumbia desta tarefa, levando o veículo até a oficina. Ter o veículo consertado por uma mulher, nem pensar. Isso não era tarefa para mulheres.
O tempo passou e hoje elas estão em todos os setores da vida econômica brasileira, atendendo, gerenciando e liderando nos comércios de autopeças, dentro das empresas de reparação, seja como empresárias, administradoras ou técnicas.
Como frequentadoras e usuárias nas empresas de reparação automotiva elas já dividem a clientela, com leve vantagem para o sexo masculino, por enquanto.
No comércio a presença feminina é um pouco mais antiga, pois já na década de 60, muitas funcionárias já trabalhavam nos serviços de retaguarda e administração de varejos e atacadistas de autopeças, sendo que hoje já existe um grande número de vendedoras, gerentes, proprietárias e outros cargos ocupados por mulheres.
Nas oficinas, isso começou a mudar com a primeira mulher que resolveu ajudar seu marido na administração da empresa e juntos eles começaram a modificar o ambiente. Hoje é raro uma oficina onde mulheres não dividam os espaços com homens, atendendo aos clientes, controlando estoques de peças, ajudando na administração do negócio e, com muitas realizando serviços de reparação em veículos.
O perfil das oficinas mecânicas é outro. Hoje em dia, muitas mulheres frequentam e trabalham nessa área, além de dominar muito bem a profissão.
Na compra de veículos, se em 2017, uma pesquisa revelava que elas já influenciavam mais de 70% das decisões de compras no setor, hoje mais de 50% das compras de automóveis novos e seminovos são realizadas com o CPF de mulheres.
Com as mulheres representando grande parcela na compra e maior influenciadora nas decisões de compra de veículos, o setor automotivo deve reconhecer e adaptar suas estratégias de marketing para este público na oficina.
Neste mês de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher (8 de março), acreditamos que quanto mais o tempo passa, mais barreiras serão quebradas no que diz respeito às mulheres e seu papel na sociedade.
Hoje em dia, elas têm plenas condições de competir igualmente com os homens, seja para qual área e profissão for.
Temos mulheres em todos os setores do mercado automotivo, motoristas de ônibus e caminhões, taxistas e motoristas de aplicativos, trabalhando na indústria automotiva, gerenciando grandes empresas e os exemplos se espalham por toda a cadeia automotiva.
Que tal um olhar diferenciado em sua empresa para esta importante (e volumosa) clientela? Ainda dá tempo. Veja algumas sugestões:
- Planeje ações para convidar e receber o público feminino neste mês de março, com palestras sobre mecânica básica, cuidados na manutenção ou outros temas que envolvam carro e mulheres.
- Organize eventos sociais como um café da manhã para as clientes, serviços de manicure enquanto elas aguardam a revisão ou realização do serviço ou outro benefício.
- Produza uma lembrança para entregar às clientes. Pode ser uma simples flor com uma mensagem, um brinde alusivo à data ou outro mimo.
- Personalize uma mensagem para envio às suas clientes. Elas se sentirão reconhecidas e valorizadas.
Existe uma infinidade de gestos que sua empresa pode realizar. O melhor é que clientes do sexo feminino são mais fiéis e cuidadosas na escolha de prestadores de serviço.
Estudos comprovam que ela exige prestação de serviços de excelência com uma experiência de pré e pós-compra exemplares, e recompensam isso com um perfil de fidelidade de compra que leva em consideração o relacionamento, o qual deve ser cada vez mais duradouro. E isso vale para todos os segmentos, privados e públicos.
Sem esquecer que a rede de influência e relacionamento da mulher é muito mais ampla e abrangente que a do homem. Sua empresa de reparação pode ganhar uma defensora e agente de recomendação muito fiel e entusiasmada. Isso sim, coisa de Mulher!