A responsabilidade ambiental, social e de governança deve ser uma preocupação de todos os negócios, principalmente aqueles que descartam resíduos com frequência e estão inseridos em uma comunidade bastante definida. Saiba como tornar sua oficina uma empresa alinhada com as práticas ESG e conheça o que fazemos na Dana para assegurar nossos objetivos ambientais, sociais e de governança.
ESG nada mais é do que um termo que faz referência ao Meio Ambiente, a Responsabilidade Social e a Governança Corporativa. Portanto, está estritamente atrelado a discussões que são bastante estratégicas no âmbito empresarial, sobretudo em relação à sustentabilidade das organizações.
Basicamente, ESG são princípios básicos pontuados sobre estes três pontos específicos.
Ambiental (Environment, em inglês): as operações organizacionais devem ser geridas de acordo com as necessidades de minimizar o impacto gerado pelo negócio ao meio ambiente. Alguns exemplos claros disso são a emissão de CO2, o uso de recursos naturais e outras ações de proteção ambiental.
Social: além de zelar pela segurança, qualidade de vida e aspectos de preservação da saúde de sua equipe de colaboradores, sobretudo no ambiente de trabalho, a empresa deve ter entre suas metas ampliar a diversidade na equipe e ações de responsabilidade e benefícios na comunidade em que está inserida.
Governança: diz respeito a administração eficiente no que concerne às boas práticas de combate a fraudes, adoção de um código de conduta ética, solidez dos controles e processos internos, transações com partes relacionadas, transparência e responsabilidade.
Em termos práticos, a agenda ESG tem como objetivo pleitear o desenvolvimento comercial, sem abrir mão de questões sustentáveis, dar maior ênfase às comunidades adjacentes e, também, à boa governança das administrações.
Atualmente existem selos e diferentes índices econômicos dados a partir do cumprimento dos critérios a ela atrelados, ou seja, a atenção à causa ambiental, a preocupação social e a transparência em relação à condução dos negócios.
Pequenos e médios negócios também geram impacto ambiental e social e as oficinas mecânicas estão inseridas neste contexto, pois diariamente consomem e descartam muitos produtos que precisam de um fim adequado, além de interferir na rotina da comunidade vizinha ao estabelecimento e ter responsabilidades na economia e nas dezenas de famílias que orbitam ao redor do negócio, como colaboradores, fornecedores, clientes e comércio local
O setor de reparos e manutenção automotiva conta com mais de 118 mil estabelecimentos, emprega cerca de um milhão de pessoas e movimentou mais de R$ 68 bilhões, de acordo com dados de 2021 do Anuário do Sindirepa Brasil.
Só com base nestes números já é possível identificar a importância da reparação automotiva no cenário econômico e social e estabelecer metas de responsabilidade social e de governança. Mas existe um ponto ainda mais sensível: o ambiental.
Uma oficina mecânica, por mais sustentável que seja, utiliza produtos químicos ou tóxicos durante a execução de suas atividades e serviços. Assim, é um setor que apresenta diversos agentes potencialmente poluidores do meio ambiente, conforme descrito a seguir:
- Emissões atmosféricas: gases do funcionamento do motor, compostos orgânicos voláteis e materiais particulados.
- Poluição sonora: barulho e ruído gerados nas atividades de reparação e na utilização dos compressores e sistemas de exaustão são perceptíveis nos arredores da oficina.
- Efluentes líquidos: contaminação da água descartada, com óleo, sólidos sedimentáveis e detergentes, gerada nos setores de lubrificação, troca de óleo, lavagem em geral e cabine de pintura.
- Resíduos diversos: óleo lubrificante usado, baterias, embalagens, panos, peças, pneus e outros.
Gestão Ambiental nas Oficinas Mecânicas
Se você tem uma oficina mecânica ou se na sua indústria existe algum setor de manutenção de máquinas, veículos ou ferramentas, é extremamente importante gerenciar esses aspectos ambientais.
A conscientização desejada nas empresas de reparação de veículos é de reduzir, reutilizar e reciclar ao máximo os recursos, além do descarte correto de resíduos gerados.
A Lei Federal 12.305 de 02/08/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos, junto com a legislação específica nos estados e municípios que derivam da política acima, definem as práticas ambientais que devem reger o funcionamento de uma empresa de reparação automotiva alinhada com o “A” da sigla ASG. Conheça algumas ações sugeridas:
Reaproveitamento da água da chuva – A água coletada é imprópria para consumo humano, mas pode ser usada na lavagem de veículos e do piso da oficina, rega de vegetação existente no ambiente, além de poder coletar essa água por um sistema de tanque de separação de óleo e água e reaproveitá-la novamente.
Uso racional de água e energia elétrica – Verificação de vazamentos e uso consciente nas torneiras na oficina. Verificação das instalações em função do segmento que atua na reparação de veículos. Utilização de coberturas que permitam a entrada de luz natural. Apagar lâmpadas em ambientes que não estão sendo utilizados. Realização de manutenção nos equipamentos elétricos.
coleta seletiva – Manutenção de recipientes adequados para a coleta seletiva como vidros, metais, plásticos contaminados, papel, óleo usado.
Logística reversa – Atenção total a legislação sobre os componentes automotivos que são exigidos armazenamento e destino adequado. Manutenção de contrato com empresa homologada para o destino correto do resíduo.
ESG na Dana é um compromisso de todos
Na Dana, acreditamos essencialmente na honestidade, integridade e boa cidadania corporativa. Nossos colaboradores estão comprometidos em “fazer a coisa certa”, não só para a Dana, seus clientes e acionistas, mas também para as comunidades em que trabalhamos e vivemos.
Na Dana, não temos apenas um plano para um futuro mais sustentável, estamos ativamente tomando medidas estratégicas visando a minimizar o impacto ambiental das nossas operações, cadeia de suprimentos e produtos que criamos. O nosso Sistema de Gestão Ambiental (SGA) leva em consideração os impactos sociais, financeiros e ambientais para assegurar o cumprimento dos objetivos de sustentabilidade de todos os participantes.
Temos um compromisso com a redução das emissões anuais totais de gases de efeito inverso em pelo menos 50 por cento antes do final de 2035. Isso resulta em uma redução de mais de 300.000 toneladas métricas de emissões de gases de efeito inverso ao ano.
Acreditamos que o nosso sucesso é o resultado da soma de todas as pessoas com quem trabalhamos — e é nossa missão cuidar delas. Temos um forte senso de responsabilidade em relação às iniciativas social e nos mantemos responsáveis por garantir um futuro seguro para as futuras gerações. Não queremos máquinas maravilhosas, computadores sofisticados e processos com nomes pomposos. Queremos gente que se importe com a gente.
Quer saber mais sobre as práticas ESG Dana, então clique na imagem e conheça nossas ações de responsabilidade social e compromisso ambiental.