No próximo 26 de novembro lembre-se de ligar para o seu balconista de autopeças de confiança. Ele merece esse carinho e reconhecimento.
Há 13 anos, desde que a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma Sessão Solene em comemoração ao Dia do Balconista de Autopeças, instituindo o dia 26 de novembro como data oficial do Calendário de Eventos da Cidade, através da Lei n° 15.322/10, inciativa do Sincopeças-SP, as empresas do setor comemoram a data, prestando o justo tributo e reconhecimento a uma categoria de trabalhadores que congrega mais de 60 mil empresa e um contingente de mais de 128 mil pessoas.
Como disse Francisco Wagner De La Tôrre, ex-presidente do Sincopeças-SP – Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios: “Vender é uma arte, mas a arte de vender autopeças desdobra-se, pois o vendedor desse ramo precisa passar esclarecimento, compreensão, confiabilidade e, em alguns casos, paciência.
Na realidade, existe o Dia do Balconista, comemorado anualmente em 30 de outubro, em todo o Brasil, e o Dia do Balconista de Autopeças, comemorado em 26 de novembro apenas na cidade de São Paulo.
A data nacional é uma homenagem à categoria dos balconistas em geral e foi criada em 2013 como o Dia Oficial do Comerciário e, consequentemente, Dia do Balconista.
Já o balconista de autopeças é muito mais que um vendedor, pois ele deve ter conhecimentos técnicos sobre centenas de produtos diferentes, cada qual com suas especificações e características.
Imagine ter que conviver com informações sobre mais de 45 mil componentes distintos, fornecidos pelos mais de 6 mil fabricantes que disputam a preferência do consumidor, procurando as melhores soluções para atender um dos mais de mil modelos de veículos já fabricados ou vendidos no país por 225 marcas ou montadoras diferentes.
Essa é a descrição da complexidade da rotina de quem atua atrás dos balcões de autopeças, seja no atendimento presencial, telemarketing ou compras virtuais.
Essa é uma das razões para que, apesar das facilidades do comércio eletrônico, a maioria dos reparadores automotivos continuarem conservando um bom relacionamento com seus balconistas preferidos na hora de adquirir a peça certa e de qualidade nos varejos de autopeças.
Apesar de todas as facilidades tecnológicas e da escassez de tempo para visitas frequentes aos varejos de autopeças, os profissionais da reparação não dispensam o contato frequente com o balconista, em geral com conversas via telefone, rádio ou até aplicativos de mensagens, sempre contando com o socorro deste especialista na indicação e envio da peça correta e de boa qualidade.
26 de novembro está chegando. Marque na sua agenda ou coloque um lembrete em seu smartphone e não deixe de enviar um grande abraço e renovar sua confiança e parceria com seu “amigão” atrás do balcão!