Sabe quem zela pela saúde mecânica de mais 50 milhões de veículos que circulam pelos 1,7 milhão de quilômetros de estradas e rodovias do Brasil? Muita gente sabe que é o mecânico, mas poucos reconhecem esse importante profissional.
Dia 20 de dezembro é comemorado o dia do mecânico no Brasil. Essa é uma profissão que existe há muito tempo, mas somente no final do século XX começou a ser realmente valorizada e, a cada ano que passa, evolui mais e mais.
Os profissionais de mecânica surgiram com maior frequência durante a revolução industrial, na manutenção e reparo de máquinas, e quase um século depois, com o advento dos automóveis no final do século XIX, foi onde tornou-se necessário mais profissionais com conhecimentos específicos para atuar na manutenção da pequena frota que ia se formando.
A velocidade de crescimento e pulverização dos veículos pelos cinco continentes exigiu a profissionalização da atividade e a expansão e constante atualização destes novos técnicos.
Se antes eram apaixonados e curiosos que se debruçavam para entender os complicados sistemas que permitiam que uma faísca gerasse a explosão controlada do combustível e essa reação se transformasse em energia que acionava outros mecanismos, fazendo com que rodas se movimentassem, agora começava a surgir instituições de ensino para formação de mecânicos, empresas especializadas na manutenção de veículos e profissionais em constante aperfeiçoamento e atualização.
De lá para cá, essa característica só se acentuou e após décadas de evolução na tecnologia automotiva, essa profissão, embora ainda exija uma atuação com ênfase na atividade prática, vai exigindo muita atualização teórica para ser aplicada nos serviços realizados em uma oficina, ou melhor, empresa de reparação.
Segundo dados do Sindirepa Nacional, o último anuário da categoria registrava mais de 100 mil empresas atuando na reparação de veículos, para atender cerca de 80% da frota brasileira, composta por 45,6 milhões de veículos leves e 2,6 milhões de veículos pesados, movimentando mais de R$ 7,5 bilhões, com 40% deste montante em custos de mão de obra e o restante em peças e insumos para a realização dos serviços.
Com bastante justiça, muitos se referem aos mecânicos como os “médicos dos carros”. Assim como o ser humano, os veículos devem ser cuidados para continuarem funcionando perfeitamente.
É a a correta manutenção nos veículos que assegura a segurança do motorista e de todos os ocupantes do veículo, e o mecânico é o técnico (altamente especializado) que examina o sistema e componentes do carro com o objetivo de encontrar irregularidades que possam ser corrigidas, prevenindo prováveis acidentes.
Nós da DANA temos muito orgulho de estarmos sempre próximos destes profissionais e, não apenas nesta data, mas, especialmente, neste 20 de dezembro queremos agradecer pelo seu trabalho e dedicação.
Neste Dia do Mecânico e nos outros 364 dias do ano vocês podem contar com a DANA. Nós, com certeza, continuaremos contando e apoiando vocês.
Mais que os parabéns, nosso muito obrigado!