20 de Dezembro: Dia do Mecânico. Quem são estes profissionais?

A data homenageia aqueles que hoje são considerados os “médicos dos carros”. Os mecânicos são os profissionais responsáveis pela manutenção e cuidados de carros, motocicletas, caminhões, ônibus e outros veículos motorizados.

O Dia do Mecânico é comemorado anualmente em 20 de dezembro no Brasil. Uma correta manutenção nos veículos é primordial para a segurança do motorista. O mecânico examina o sistema e componentes do carro com o objetivo de encontrar irregularidades que possam ser corrigidas, prevenindo prováveis acidentes.

Mas, quem são estes profissionais? Onde estão e qual sua importância no cenário nacional?

Diferente de épocas anteriores, onde a profissão era passada de pai para filho, dos mais experientes para os novatos, quase que como artesões, hoje para obter esta qualificação é necessário muito estudo, constante aperfeiçoamento e parceiros confiáveis.

Segundo dados do Grupo de Manutenção Automotiva e da CINAU (Central de Inteligência Automotiva), os mecânicos são responsáveis por mais de 80% dos carros que circulam nas estradas brasileiras.

Mas quem são estes profissionais?

Para dar ideia da importância destes profissionais, vamos falar um pouco sobre o tamanho da frota de veículos nacional.

Página do Anuário da Indústria de Reparação 2018, elaborado pelo Sindirepa Nacional em parceria com a CINAU – Central de Inteligência Automotiva

Segundo dados do DENATRAN, existem mais de 100 milhões de veículos no país, sendo que 54.3 milhões são veículos leves, 2.7 milhões são caminhões e quase um milhão são de ônibus e micro-ônibus, números aproximados relativos a outubro de 2018. Porém esse não é o número real de carros que circulam no país, pois não se considera o sucateamento da frota, apenas os emplacamentos.

 

Já o estudo Anuário da Indústria de Reparação 2018, elaborado pelo Sindirepa Nacional em parceria com a CINAU – Central de Inteligência Automotiva, aponta que a frota nacional em fins de 2017 era de 60.7 milhões de veículos, sendo que 42.6 milhões de veículos leves e 2.4 milhões de veículos pesados, também com os números arredondados.

Quantas Oficinas e Profissionais?

Cerca de 86% desta frota está sob os cuidados das empresas de reparação independentes, que somam algo em torno de 118 mil oficinas, com 61% destas atuando em serviços de reparação (identificado como Mecânica no gráfico a seguir), sendo que 65 mil destas atuam predominantemente com veículos leves e 6.4 mil com veículos pesados.

Estas empresas estão espalhadas em todo o território nacional, com 57 mil empresas na região Sudeste, 32 mil no Sul, 12,6 mil no Nordeste, 12 mil no Centro-Oeste e 3,8 mil no Nordeste, e empregam mais de um milhão de profissionais e juntas faturaram R$ 71.2 bilhões no ano de 2017.

 

Só estes dados já são suficientes para concluirmos uma coisa: Tudo bem que 20 de Dezembro é o Dia do Mecânico, mas para a Dana todo dia é Dia do Mecânico.

Parabéns a todos os Mecânicos em todo o País, nossos amigos e parceiros.

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]