Desde de 2003 é comemorado o Dia do Cliente, uma data para lembrar daquele que é o responsável por você abrir as portas de sua empresa todas manhãs. Conheça algumas sugestões de ações para você fazer na sua oficina e comemorar o dia dele. Com vocês, sua majestade, o cliente.
O Dia do Cliente é comemorado anualmente em 15 de setembro e foi criado por um empresário gaúcho em 2003 com o objetivo de criar uma celebração que ajudasse a estreitar o relacionamento entre consumidores e empresas, auxiliando na fidelização.
Desde então, o comércio em geral e as empresas de prestação de serviços tem aproveitado esta oportunidade para a realização de promoções com o objetivo de homenagear a clientela, mas também fazer ações especiais, como sorteios, descontos e distribuição de brindes.
É uma excelente oportunidade de se aproximar ainda mais dessas pessoas ou empresas que usam seus serviços ou produtos e até recomendam positivamente sua empresa para outros consumidores sem ganhar nada por isso. Essa é sua chance de agradecê-las pela confiança e preferência, surpreendendo-as e aumentando a fidelidade a seus produtos ou serviços.
Dicas de ações para comemorar o Dia do Cliente
Estas são apenas algumas ideias de ações para atrair consumidores, fidelizar os que sua empresa já tem e vender mais no Dia do Cliente. É muito importante ter ações diferentes para tipos de clientes diferentes. Você pode dividir seus clientes em três níveis:
Ocasionais – São aqueles que comparecem vez por outra em seu estabelecimento, mas trocam seus serviços por uma oferta melhor ou de acordo com a ocasião. Devem receber ofertas e comunicação de ações genéricas que atraiam para sua empresa e permita que você aumente as chances de escolha por seus serviços em outras ocasiões.
Frequentes, mas não cativos – Preferem sua empresa, mas nem sempre escolhem sua empresa. Vez por outra experimentam um novo fornecedor, mas voltam sempre. Também devem oferecer promoções genéricas, mas já pode haver alguma personalização na oferta para aumentar a frequência em seu estabelecimento.
Advogados da empresa – São os mais fiéis e cativos e além de raramente trocar de fornecedor, confiam e recomendam sua empresa a outros consumidores. Estes devem ser tratados com personalização e ofertas exclusivas. Estes não são apenas clientes, são seus promotores voluntários. Confiam em você e na sua equipe e se orgulham de poder recomendar sua empresa para outros.
Tipos de ações
- Crie uma campanha de comunicação com o objetivo agradecer pelo Dia do Cliente e publique no maior número de locais que conseguir. Coloque no site, blog, redes sociais da empresa e pessoal, envie por e-mail ou grupos de mensagens da sua lista de clientes. Coloque faixas e banners em sua loja, use em camisetas promocionais para sua equipe, dê grande visibilidade a sua mensagem e faça o consumidor saber que sua empresa valoriza o cliente.
- Dê descontos e vantagens – Quem não gosta de um bom desconto ou algum benefício extra? O Dia do Cliente é uma boa oportunidade para oferecer seus produtos ou serviços com preços reduzidos. Uma boa ideia são os descontos progressivos, em que a dedução do valor é maior na medida que o cliente gasta mais ou realiza um determinado serviço em que tenha uma margem de lucro melhor.
- Faça sorteios – Outra ideia para movimentar a sua base de clientes é o sorteio de prêmios. Não precisa ser algo físico. Dá para sortear cupons promocionais, serviços, experiências ou permutas com outros estabelecimentos – o cliente do barbeiro ganha a mão de obra na troca do óleo e o cliente da oficina ganha uma sessão de barbearia, por exemplo. As possibilidades são muitas, e a escolha ideal vai depender do público do seu negócio. É importante que tenha a ver com as preferências dele, para que a ação tenha mais engajamento.
- Ofereça amostras e brindes – Oferecer amostras de produtos de empresas parceiras ou testes gratuitos de produtos ou serviços são boas maneiras de atrair novos consumidores ou de estimular os atuais a comprarem outras soluções oferecidas pela sua empresa. Você também pode investir em brindes personalizados com a sua marca, para celebrar a data e ainda fazer com que seus consumidores lembrem do seu negócio enquanto usam os objetos no dia a dia.
- Promova um concurso – Que tal promover um concurso para engajar os consumidores e fortalecer a sua marca? Formatos como concurso de melhor frase, melhor foto ou melhor vídeo já são clássicos, mas é possível ir além, por exemplo estimulando os consumidores a compartilharem uma história que têm com a sua empresa ou a maneira como usam os produtos ou serviços. Uma boa ideia é estimulá-los a participar compartilhando o texto ou imagem nas redes sociais, o que ajuda a movimentar sua presença na internet também.
Vale lembrar que nada adianta comemorar o Dia do Cliente e esquecer dele nos outros 364 dias do ano. Não precisa ser chato a ponto de enviar um “Bom dia” todas as manhãs nos grupos de mensagens, mas também não entre em contato com ele apenas nas ocasiões em que sua empresa estiver com baixa demanda de serviços.
Crie uma rotina de comunicação e siga esse cronograma, respeitando a frequência desejada pelo cliente ou sempre que houver uma informação relevante para ele. Pode ser um “Feliz aniversário”, a proximidade de uma revisão preventiva de um componente, uma possível troca de óleo lubrificante ou apenas agradecer pela indicação de sua empresa a um amigo ou parente.