No dia 13 de outubro, domingo, o Autódromo de Tarumã (SC) será palco da 7ª etapa da Copa Truck, a única competição brasileira dedicada aos caminhões de grande porte. Entre os participantes está a equipe Odapel Racing/R9, com os pilotos José Augusto Dias #81 e Paulo Salustiano #55 e seus potentes caminhões Volks, que contam com o patrocínio da Dana, por meio da marca Spicer, reafirmando seu compromisso com a inovação e alta performance no setor de veículos pesados.
A participação da Dana na Copa Truck vai além do patrocínio. A Spicer é líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão, vedação e gerenciamento térmico com alta tecnologia, e está presente nos eixos dianteiros e cardans em 90% dos caminhões que saem das fábricas. Os componentes Dana estão presentes nas linhas de montagem de todas as marcas participantes e equipam os gigantes que disputam as provas nos autódromos em todo o Brasil.
A nação truck pode acompanhar a Copa Truck ao vivo, pela TV Bandeirantes, SportTV e nos canais da categoria no YouTube e Facebook.
Para conhecer a programação da Copa Truck, acesse copatruck.com.br
Caminhões modificados
Os caminhões da Copa Truck recebem diversas modificações para correr. Neles, há menor distância entre o solo e o chassi, suspensão adaptada, cabine menor, assim como a distância entre eixos e, é claro, o painel, que recebe aparelhos de maior precisão para facilitar no controle do piloto. A maior transformação acontece no motor do caminhão da Fórmula Truck, adaptado para ganhar potência e força. Enquanto um caminhão de rua tem potência de 420 cv, por exemplo, os F-Truck chegam a 1.100 cv. Outra diferença está no regime de giros do motor, pois um caminhão de rua atinge cerca de 2.100 rpm, enquanto caminhões de pista podem chegar facilmente a 3.700 rpm.
A cabine é mais curta que o de um caminhão de rua e quase tudo é retirado com o objetivo de diminuir o peso de sua estrutura deixando o veículo leve para que ele possa correr mais: uma economia de quase 7 toneladas. Enquanto um F-Truck pesa em média 4.200 kg e um modelo na rua pode ultrapassar a barreira dos 11 mil kg.