A fabricante de componentes automotivos Dana acaba de reformular a área de seu site dedicada a projetos culturais, ambientais e de responsabilidade social – http://www.dana.com.br/social. Com o novo conteúdo, a idéia é compartilhar com outras pessoas e empresas iniciativas simples que, quando bem-executadas, podem promover grandes mudanças nas comunidades.
Na seção Meio Ambiente, é possível conhecer alguns exemplos de projetos internos da Dana que contribuem para a preservação e para o melhor aproveitamento dos recursos naturais. Um deles é a desativação do aterro de resíduos industriais, transformado em um jardim de plantas nativas. Boas idéias de funcionários também são compartilhadas no novo site, como a do analista de processos que construiu em sua casa um sistema que coleta e reaproveita a água da chuva, para descargas e irrigação do jardim. É um sistema simples que traz economia de até 45”” na conta de água mensal.
Com design moderno e de fácil navegação, o site reúne também inúmeros exemplos de ações sociais realizadas pela Dana, como as parcerias com a ONG Projeto Arrastão, que recicla as lonas e banners utilizados pela Dana, e o projeto Bomba d´Água Popular, que possibilita o acesso à água limpa e abundante a milhares de famílias que vivem no semi-árido brasileiro. O site é interativo: embaixo de cada matéria sobre os projetos existe um espaço para o internauta deixar seus comentários, como em um blog, ou compartilhar a idéia com amigos, enviando automaticamente a notícia por e-mail.
O novo site mostra ainda como os projetos sociais da Dana estão atrelados às Metas do Milênio, uma série de oito compromissos aprovados entre líderes de 191 países membros das ONU, durante a Cúpula do Milênio. “Queremos mostrar que outras empresas e pessoas podem contribuir de forma decisiva para que as metas estabelecidas pela ONU, como a erradicação da fome e da miséria, a educação básica de qualidade para todos, a redução da mortalidade infantil e a sustentabilidade ambiental, sejam atingidas. Nem sempre o elemento principal é o dinheiro, vale muito mais o espírito e a disseminação dos conceitos – criando uma rede de melhores práticas”, destaca Luis Pedro Ferreira, gerente de Comunicação Corporativa da Dana.
Dana Cultural
Outro tema de destaque no site são os projetos culturais, onde é possível conhecer um pouco sobre os mais de 20 anos de investimentos em projetos como exposições itinerantes gratuitas com temas tipicamente brasileiros, concertos musicais e a recuperação de acervos históricos, como os carros da equipe Fittipaldi e os documentários de Jean Manzon sobre a indústria automobilística nacional.