A Dana recebeu o Prêmio AutoData 2006, Melhores do Setor Automotivo na categorial Responsabilidade Social. Considerado o maior evento de reconhecimento público do setor automotivo brasileiro, o Prêmio AutoData, promovido pela AutoData Editora, distingue as companhias que mais se destacaram em tecnologia, aspectos econômicos, sociais e mercadológicos no segmento, durante os últimos doze meses. Os 18 vencedores foram eleitos por sistema de voto direto do próprio setor automotivo.
Segundo a AutoData, a Dana foi distinguida por realizar permanente esforço para a recuperação da memória automotiva nacional. No passado já havia investido na total recuperação do automóvel Simca que era utilizado pelo Vigilante Rodoviário, numa das primeiras séries produzidas no Brasil para a televisão. Em 2005 concluiu a recuperação de dois carros utilizados pelos irmãos Fittipaldi naquela que foi a única escuderia brasileira na Fórmula 1. E, no início deste ano, investiu no patrocínio da restauração de parte do acervo do cineasta Jean Manzon que engloba vários documentários que contam parte da história da indústria automobilística brasileira. Dentre outras preciosidades, o destaque é para um filme feito por encomenda do governo brasileiro em 1959, logo depois da criação do Geia, para apresentar o Brasil às montadoras eventualmente interessadas em se instalar no País.
“Esse prêmio é o reconhecimento para um cuidadoso planejamento de comunicação iniciado ainda nos anos oitenta, quando começamos a utilizar iniciativas de Marketing Cultural para promover aquilo que o brasileiro tem de mais importante: sua cultura. Num mercado focado em resultados a curto prazo e nos controles financeiros, receber um prêmio tão importante numa categoria que trata de intangíveis é uma conquista. O Prêmio AutoData tangibiliza os reflexos dessas ações na imagem de nossa empresa, particularmente numa ano em que concorremos com outros projetos de grande alcance social da Ford, Volvo e Randon. Parabenizamos primeiro a revista AutoData por incluir essa categoria na premiação e também as empresas que têm demonstrado coragem de investir em ações sociais num momento em que o mercado exige redução de custos e resultados tangíveis. Responsabilidade social é muito mais que filantropia, é uma obrigação das empresas interessadas em devolver às comunidades onde atuam um pouco de seu sucesso. O resultado disso é a melhor qualificação das pessoas, bem-estar social e o crescimento da sociedade como um todo”, diz Luciano Pires, diretor de Comunicação Corporativa da Dana.
Além de receber o prêmio na categoria Responsabilidade Social, a Dana está presente com seus produtos nos vencedores do prêmio nas categorias Motores, Automóvel, Comercial Leve, Caminhão e Ônibus. Os motores MWM-International, a picape Ford F-250, o caminhão VW Constellation 1932 Titan Tractor e o chassi Mercedes-Benz Chassi Articulado O 500 contam com sistemas e componentes produzidos por diversas divisões da empresa.