No dia em que se comemora o Dia do Vendedor de Autopeças, há ainda mais razões para celebrar. Já está em vigor a Norma ABNT que estabelece os requisitos e a sistemática para qualificação de vendedor de peças e acessórios para veículos, em seus mais diversificados aspectos, desde atender, orientar e conhecer os vários tipos de consumidores, funcionamento do veículo e seus sistemas, interpretar embalagens de autopeças e acessórios até o conhecimento específicos de códigos de aplicação.
A Dana e o vendedor de autopeças
Marcelo Rosa, líder da Dana para o Aftermarket na América do Sul destaca: “Estamos sempre atentos ao varejo automotivo e particularmente ao vendedor de autopeças. Hoje contamos com dezenas de projetos de apoio ao dia a dia desses profissionais, eles podem por exemplo acessar a assistência técnica para esclarecer dúvidas técnicas e obter informações sobre códigos e aplicação de produtos. Através do Dana Informa, disponibilizamos conteúdos como lançamentos de produto e informações úteis para o momento da venda do produto, além disso temos frentes de contato em nossas redes sociais, site, chats, dentre outros”.
Rosa completa, “o vendedor de autopeças pode participar de nossas campanhas lançadas com regularidade no mercado, nossos promotores além de visitas regulares, também realizam a “Blitz Aqui tem Dana” em nível nacional, que é uma incrível ferramenta para reforçar os serviços que disponibilizamos, além de garantir a aproximação que queremos ter com esses profissionais. Sabemos o vendedor de autopeças é um elo fundamental na cadeia e precisa de suporte, pois é dele o papel de efetuar a venda corretamente”, conclui.
Conhecendo a história – de balconista para vendedor de autopeças
A movimentação do aftermarket automotivo em prol do reconhecimento desse profissional começou em 2011, quando o Deputado Celso Jatene, através da Câmara Municipal de São Paulo instituí o dia 26 de novembro como o Dia do Balconista de Autopeças e o mesmo passa a fazer parte do Calendário de Eventos da Cidade, através da Lei n° 15.322/10.
De lá para cá mais um grande passo foi dado com a criação da norma ABNT, que entrou em vigor recentemente. O projeto capitaneado pelo Sincopeças- SP, Sincopeças Brasil e pela Alvarenga Projetos Automotivos teve seu início em 2019, contou com a colaboração de empresários e profissionais do setor, foi validado através de uma consulta pública e então, depois de mais de 2 anos de estudos e pesquisas para a melhor adequação, virou norma oficial na ABNT sob o número 19999:21.
Para adquirir a norma acesse o site da ABNT pelo link: