Com uma campanha que aposta no bom humor e no absurdo para reforçar a objetividade , a fabricante de autopeças Dana lançou novos anúncios na mídia especializada no segmento automotivo. A campanha traz ilustrações bem-humoradas, criadas pelo cartunista Attilio, que transformam um assunto extremamente técnico – como peças para carros, logística de entrega e processos de engenharia – em algo divertido e inusitado. Além da mídia impressa, a Dana também coloca as peças em seu site na internet, na forma de banners animados.
“Uma pesquisa mostrou que as propagandas produzidas para o mercado automotivo pelas grandes indústrias de autopeças são muito semelhantes, pouco criativas e nada instigantes, gerando nos leitores uma sensação de que é ‘tudo igual’. A idéia neste caso foi adotar uma linguagem diferenciada e até mesmo provocativa, que se distinguisse de nossos concorrentes”, diz Luciano Pires, diretor de Comunicação Corporativa da Dana.
O objetivo da campanha, criada pela agência Futura!dcr, é demonstrar que a Dana é especialista nos componentes que fabrica, mas que, caso o cliente prefira, pode optar por soluções “alternativas”. Nos anúncios, para aqueles que se arriscam a não utilizar os componentes Dana, são sugeridas opções pouco convencionais, como o “gelo atômico” (especialmente desenvolvido para o resfriamento de motores), o “superfone” (um protetor auricular contra os ruídos do motor), a “réstia de alho” (para o caso de quebra no meio do nada, numa noite escura e chuvosa) e a “turma do empurra” (para ajudar, caso o carro fique atolado).
Sempre que um novo anúncio for divulgado nas principais publicações do setor automotivo, o site da Dana na internet ganha nova moldura e uma campanha com duração de uma semana. Um banner no alto da página chama a atenção do internauta que, ao movimentar o mouse, faz com que a ilustração torne-se animada e dinâmica. “Dessa forma, aumentamos a abrangência de nossos anúncios, combinando a mesma mensagem para diversos públicos”, explica Luciano. Para visualizar o anúncio mais recente na internet, acesse http://www.dana.com.br.