A Dana fornece juntas de cabeçote em aço multi-camadas (MLS) Victor Reinz® para o motor do Bugatti Veyron 16.4, o mais rápido carro em produção hoje no mundo. A junta de cabeçote MLS de três camadas apresenta tecnologia WaveStopper™, patenteada pela Dana e que garante a vedação do motor W16 8.0 do superesportivo mesmo em condições extremas de temperatura e pressão.
Com o motor W16 8.0 quadriturbo de 1.001 hp de potência – quase o dobro das Ferraris mais potentes -, o Veyron vai de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e é capaz de atingir 407 km/h, superando a maior velocidade já atingida por um fórmula-1 em um GP. O propulsor do Bugatti Veyron é composto por dois motores V8 encaixados lado a lado (configuração em W), com 64 válvulas (quatro para cada um de seus 16 cilindros).
Para suportar a exigência extrema desse motor de alta performance, a Dana desenvolveu uma junta de cabeçote MLS com a tecnologia WaveStopper™, que permite produzir um componente com grande poder de vedação e poucas camadas. “Vedar um motor como esse representou um grande desafio e uma importante realização de engenharia para Dana”, disse Ralf Goettel, presidente da Dana Europa. “Ser selecionado para a aplicação do Veyron – que é considerada uma das aplicações mais exigentes já projetadas para um veículo – é uma homenagem à liderança técnica da marca Victor Reinz.”
A junta de cabeçote WaveStopper™ é ideal para as modernas gerações de motores eletrônicos, inclusive diesel, com turbocompressor e alta taxa de compressão. A tecnologia consiste de vincos em forma de onda que são estampados em uma das chapas de aço inoxidável da junta, ao redor de cada um dos furos dos cilindros. Esta onda funciona como uma mola, alterando a sua altura de acordo com o esforço aplicado. O projeto proporciona melhor distribuição da força de aperto no cabeçote e garante a perfeita vedação, diminuindo a distorção dos cilindros do motor, otimizando a queima de combustível e, conseqüentemente, reduzindo o consumo e a quantidade de emissões de poluentes.
A junta WaveStopper™ também é fabricada pela Dana no Brasil e equipa o motor eletrônico NGD 3.0E da MWM International.