A linha 2007 da picape Ford F-250, que começou a ser vendida recentemente, tem como destaque a inédita versão 4×4, desenvolvida para utilização em percursos fora-de-estrada. O novo sistema de tração 4×4, que inclui eixo dianteiro e eixo diferencial traseiro com deslizamento limitado Powr-Lok™, é produzido pela Dana e permite ao veículo vencer com maior facilidade trechos em pisos com baixa aderência ou atrito.
A potência de 203 cv e o elevado torque (56 kgfm a 1.500 rpm) do novo motor eletrônico MaxPower, de 3,9 litros, exigiram da F-250 um sistema de tração muito mais robusto. Outras características importantes que foram consideradas pela Dana durante o desenvolvimento do sistema de tração foram a capacidade de carga da picape (1.150 kg) e a capacidade máxima de tração (5.500 kg).
“Nossa parceria com a Ford é histórica e esse novo fornecimento para a picape F-250 reforça nosso compromisso em atender as necessidades de nossos clientes por tecnologias cada vez mais avançadas e que beneficiem o consumidor final”, declara Paulo Nunes, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios para a Dana na América do Sul.
A Ford F-250 vence situações e obstáculos intransponíveis para automóveis ou picapes com sistemas de tração convencionais – mesmo 4×4. Normalmente o torque é distribuído igualmente entre as duas rodas e quando uma roda patina, a outra, mesmo que esteja em piso com atrito e aderência suficientes, não recebe o torque necessário para mover o veículo. Com o sistema de tração 4×4 da Dana, os resultados são bem diferentes.
O eixo diferencial com sistema de deslizamento limitado Powr-Lok™ tem quatro satélites acionadas por discos de fricção e confere capacidade adicional de tração nas situações em que a roda traseira de um dos lados da F-250 desliza no solo. Se uma roda estiver sobre um piso com lama ou areia, o sistema detecta o baixo atrito e transfere o torque para a outra roda que está em condição de tração, impedindo a patinação.
O eixo diferencial traseiro com sistema de deslizamento limitado é produzido pela Dana em sua divisão de Tecnologias de Tração, em Sorocaba (SP). O eixo dianteiro da Ford F-250, do modelo open type, é produzido pela Dana na cidade de Buena Vista, na Virgínia (EUA).
Todas as opções de tração da picape Ford F-250 são selecionadas por meio de botões no painel. A função “4×4 High” pode ser acionada com o veículo a até 80 km/h. A posição Low proporciona uma redução de 2,72:1 e deve ser utilizada com o veículo parado, garantindo força extra em situações como, por exemplo, a saída de um atoleiro. São disponíveis também o modo “Lock”, para situações em que há a necessidade de utilização do freio-motor no eixo dianteiro, e o “Auto”, para condições fora-de-estrada menos exigentes, em que esse recurso não é necessário.