A Dana apresenta o separador de ar-óleo de alta performance MultiTwister™, que ajuda na redução de emissão de poluentes dos veículos, removendo as partículas de óleo dos dutos de ar do motor. O separador de ar-óleo foi desenvolvido em resposta aos cada vez mais exigentes padrões mundiais de controle de emissões. Com projeto inovador, reduz tanto as emissões de poluentes quanto os custos operacionais, pois diminui o consumo e aumenta significativamente a vida útil do óleo do motor.
Patenteada pela Dana, a nova solução é produzida em termoplástico e foi a primeira a aplicar o conceito de ciclone axial no processo de separação do óleo presente no ar do sistema de ventilação positiva do cárter. O funcionamento do MultiTwister tem como base uma placa com uma série de cilindros. No interior de cada cilindro, está presente um conjunto formado por duas hélices (em sentidos opostos) unidas pelas extremidades.
A separação das partículas de óleo acontece devido à alta turbulência criada no fluxo de ar a partir do seu contato com as hélices, capaz de gerar uma trajetória helicoidal nos gases. O resultado obtido é a projeção das partículas de óleo (pela força centrífuga produzida) nas paredes internas do cilindro. Dessa forma, o fluxo de ar segue limpo para a admissão e o óleo escoa dos cilindros do MultiTwister de volta ao motor, em vez de ser queimado.
Eliminar o óleo adicional do processo da combustão reduz o impacto ambiental e ajuda a prolongar a vida útil de componentes como o sensor de massa de ar, o catalisador, o turbo, as válvulas de admissão, o filtro de partículas de carbono e o intercooler. Outra vantagem do MultiTwister é a versatilidade de projeto, que permite a total personalização para cada motor em que for aplicado.
A equipe mundial de pesquisa da Dana dedicada ao processo de separação do óleo presente no ar reúne especialistas dos Estados Unidos, Alemanha e Brasil. A meta é desenvolver sistemas integrados de alta eficiência, com base no conhecimento acumulado na Dana com a produção de cilindros, pistões, anéis e tampas de válvulas. Ao estabelecer um novo padrão de eficiência na separação ar-óleo do sistema de ventilação do cárter, o MultiTwister supera todos os problemas causados pelos sistemas atuais, tanto nos níveis de emissões e consumo de óleo quanto no comprometimento de outros componentes do motor.
Outra vantagem do MultiTwister é substituir a grande quantidade de componentes dos sistemas atuais, gerando reduções de custo e uma maior facilidade de montagem e reparação. A solução também pode ser integrada às tampas de válvulas em termoplástico.