O inovador revestimento ThermoGlide 1.000 ™ suporta até 1.000º C
A Dana desenvolveu uma junta de exaustão Victor Reinz® com o inovador revestimento ThermoGlide® 1000™, capaz de suportar temperaturas de até 1.000º Celsius, o que representa aumento de 25” na resistência térmica em relação aos produtos convencionais. A nova junta já está sendo fornecida para um grande fabricante de motores a diesel e atende aos cada vez mais elevados regimes de trabalho dos modernos propulsores movidos a gasolina e a diesel.
“Estamos entusiasmados com a introdução desta nova tecnologia de vedação à alta temperatura para motores a gasolina e a diesel”, disse Rich Kozerski, diretor de engenharia do Centro de Tecnologia da Dana, em Lisle, Illinois, nos EUA. “Com a ThermoGlide 1000™, estamos fornecendo maior resistência à alta temperatura, melhor vedação e diminuição da corrosão – ao mesmo tempo em que beneficiamos o meio ambiente. E o mais importante, continuamos a oferecer alta qualidade para nossos clientes. ”
O produto foi criado com uma química à base de água e um processo de fabricação específico que protege o meio ambiente, reduzindo a emissão de carbono em relação aos tradicionais compostos orgânicos voláteis (VOC) feitos à base de adesivos.
Os engenheiros da Dana usaram uma mistura de lubrificantes para alta temperatura e um adesivo exclusivo para criar um produto que proporciona melhoria significativa no micro-revestimento de substratos de metal, impedindo a fuga de gases entre o coletor de escape e o cilindro. Com o isolamento térmico entre as superfícies de acoplamento do motor, a transferência de calor pode ser reduzida, resultando em maior vida útil.
“Com as parcerias com as montadoras de veículos, motores e equipamentos originais, a Dana continua a oferecer soluções personalizadas que melhoram o desempenho e a durabilidade dos veículos de hoje e de amanhã. Com o desenvolvimento de tecnologias verdes que reduzem o impacto global da produção, estamos empenhados em satisfazer estas necessidades de forma eficiente e responsável”, disse Dwayne Matthews, vice-presidente do Grupo de Tecnologias para Produtos de Força.