Case inédito já havia sido premiado, em 2015, quando reciclagem atingiu 50%
A Dana, uma das principais empresas do setor automotivo brasileiro e com mais de 70 anos de atividades, acaba de conquistar pela terceira vez, o Prêmio Benchmarking Brasil. A fabricante ficou em primeiro lugar na edição 2019 com o case de Reciclagem de Borracha, no qual recicla 100% dos resíduos de borracha vulcanizada e não vulcanizada, com e sem resíduos metálicos, resultantes de seus processos produtivos.
“O nosso case de reciclagem de borracha conquistar o primeiro lugar na edição 2019 do Benchmarking Brasil é motivo de muito orgulho para todos na DAna. O ineditismo do nosso programa já havia sido reconhecido, em 2015, quando alcançamos a reciclagem de 50% de toda a borracha processada. Mesmo sem que existisse uma cadeia de suprimento desenvolvida como a de pneus para reciclar a borracha, os profissionais da Dana buscaram por anos uma solução que nos permitisse chegar mais perto dos nossos objetivos. Isto nos inspira e fortalece em nosso caminho”, enfatiza e comemora Raul Germany, presidente da Dana Brasil.
Reciclagem de Borracha na Dana
Desde o ano passado, a Dana atingiu a meta de reciclagem de 100% dos resíduos de borracha vulcanizada e não vulcanizada, com e sem resíduos metálicos, resultantes de seus processos produtivos do Complexo Industrial da Dana em Gravataí, no RS. O resultado foi alcançado um ano antes do previsto e a iniciativa só foi colocada em prática graças à persistência de uma equipe determinada e consciente de seu papel na preservação do meio ambiente.
Em 2015, quando a operação de produtos para vedação do Complexo Industrial da Dana em Gravataí, no RS, atingiu a reciclagem de 50% de todo resíduo de borracha gerado na fábrica, a empresa conquistou o Prêmio Benckmarking Brasil. O reconhecimento do projeto é resultado do trabalho iniciado há mais de 10 anos, quando, alinhada com a sua Política Ambiental, buscou formas de reduzir o impacto ambiental de suas operações e começou a desenvolver alternativas para reciclar as peças sucateadas e os resíduos de borracha. Em 2010, fechou parceria com a empresa Batistella , situada em Nova Santa Rita, RS, e atuante no segmento de reciclagem de pneus com mais de 40 anos de atividades, que resolveu abraçar a causa e comprou a ideia de reciclar os resíduos de borracha oriundos do processo produtivo da Dana.
A legislação permite que os resíduos de borracha sejam enviados para um aterro homologado. Apesar disto, a empresa sempre buscou alternativas mais eficazes e que causassem o menor impacto ambiental possível. A solução foi encontrada na prática dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.