A Dana acaba de completar 60 anos de atividades no Brasil. No dia 10 de julho de 1947, nascia no Rio Grande do Sul a Albarus, hoje Dana. Fundada pelo imigrante alemão Ricardo Bruno Albarus, a então Albarus ” Cia. começou como uma pequena oficina mecânica de precisão e, gradualmente, especializou-se na produção de peças para a crescente frota de veículos importados que circulavam pelo País.
Até 1948 as cruzetas da junta universal não faziam parte da linha de produtos da Albarus. Foi então que um cliente entrou na sala de Ricardo Bruno Albarus, colocou uma cruzeta sobre sua mesa e perguntou se poderia produzir mil unidades iguais àquela. A primeira encomenda para a produção dessas peças chegou naquele ano, pela empresa Figueiras, de Porto Alegre, e tinha como destino o mercado de reposição de autopeças para os veículos utilitários da marca Jeep.
Pouco depois, a Ford “descobriria” a Albarus. O primeiro pedido da fabricante norte-americana mudou o destino da empresa e marcou o início da produção de cruzetas para as montadoras, ainda para o mercado de reposição, pois a indústria automotiva brasileira só se estabeleceria alguns anos depois, no final dos anos 50.
Em 1955, por uma sugestão da Ford, Ricardo Albarus aproximou-se da Dana Corporation – então Spicer Manufacturing Co., fabricante norte-americana de eixos cardans – em busca de novas tecnologias. Essa associação selou o início das atividades da Dana no Brasil e foi o primeiro investimento da companhia fora dos EUA. Em pouco tempo, a Dana assumiu o controle acionário da Albarus e constituiu-se, a partir dos anos 70, em um dos mais importantes fornecedores de autopeças para as montadoras de veículos instaladas no Brasil.
No ano de 1993, a empresa dava seus primeiros passos em direção a um mercado cada vez mais globalizado. Ainda conhecida por Albarus, passou por um período de transição, que introduziu o nome Dana Albarus no mercado brasileiro. Alguns anos depois, a marca Dana ganhou o destaque esperado, mas o nome Dana Albarus permanece ainda hoje como uma referência de qualidade no mercado.
Após 60 anos de Brasil, hoje a Dana conta com 3.800 colaboradores e fornece sistemas e componentes automotivos para a maioria das montadoras no País. Conta com 15 unidades industriais e dois Centros de Serviços Compartilhados, em Gravataí (RS), Diadema, Osasco, São Paulo, Sorocaba, Taubaté (SP) e Campo Largo (PR) e vendas anuais de R” 1,2 bilhão. O endereço da Dana na internet é www.dana.com.br.
Sobre a Dana Corporation
A Dana é um fornecedor líder de tecnologias para transmissão, chassis, estruturas e motor. Seus colaboradores criam e fabricam produtos para todas as grandes montadoras de veículos e motor no mundo. Sediada em Toledo, Ohio, nos Estados Unidos, a Dana está focada em ser um parceiro fundamental para os clientes dos segmentos automotivo, de veículos comerciais e fora-de-estrada, que em conjunto produzem mais de 60 milhões de unidades a cada ano. O grupo obteve vendas de US” 8,5 bilhões em 2006. Na América do Sul, a Dana registrou vendas de US” 1,2 bilhão e está presente na Argentina, Brasil, Colômbia, Uruguai e Venezuela. No total são 31 operações que empregam 7.400 pessoas.
Para saber mais sobre a história da Dana no Brasil e no mundo acesse:
www.dana.com.br/visao/historia