A divisão de Sistemas de Vedação da Dana vai aumentar o volume de exportação de protetores termoacústicos para a Volkswagen do México. A partir do início de 2008, além de fornecer esses componentes para o motor 2.5 de cinco cilindros dos automóveis Bora (no Brasil, vendidos como Jetta) e New Beetle fabricados naquele país, a Dana passará a equipar também os motores 2.0, que equipam o New Beetle, o Golf e o Jetta (no Brasil, vendido como Bora).
“Com esse novo negócio, vamos aumentar em 80” o volume de exportação de nossos protetores termoacústicos para a Volkswagen mexicana”, destaca Paulo Nunes, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Dana América do Sul. Fabricados no complexo industrial da Dana em Gravataí (RS), os componentes serão enviados para a cidade de Puebla, onde está localizada a fábrica da montadora.
Nos modelos Jetta, New Beetle e Golf, o TAPS (sigla em inglês para protetor termoacústico) da Dana é aplicado no coletor do sistema de escapamento. A principal função do componente é o isolamento térmico, para proteger os componentes do motor sensíveis ao calor, como peças plásticas e unidades eletrônicas. O TAPS pode conter um calor de até 900ºC e também é capaz de isolar o ruído.
Os TAPS da Dana possuem três camadas, duas de aço aluminizado e uma camada interna de enchimento isolante, que garantem resistência ao calor e redução de ruído e vibração. Os protetores de três camadas da Dana foram patenteados com a marca ProTec.
O projeto atende às novas exigências das montadoras, que reservam um espaço cada vez menor ao conjunto motriz e necessitam de sistemas mais leves e compactos. Também o crescimento na utilização de módulos e unidades eletrônicas para gerenciar o funcionamento do motor levou a Dana a desenvolver esse tipo de componente.
Sobre a Dana Corporation
A Dana é um fornecedor líder de tecnologias para transmissão, chassis, estruturas, vedação e gerenciamento térmico. A base de clientes da companhia inclui todos os maiores fabricantes mundiais dos segmentos de automóveis, de veículos comerciais e fora-de-estrada, que, em conjunto, produzem mais de 65 milhões de unidades a cada ano. Sediada em Toledo, Ohio, nos Estados Unidos, a Dana emprega cerca de 35.000 colaboradores em 28 países e obteve vendas de US” 8,5 bilhões em 2006, com mais de metade desta receita proveniente das operações de fora dos Estados Unidos.
Na América do Sul, a Dana registrou em 2006 vendas de US” 1,2 bilhão e está presente na Argentina, Brasil, Colômbia, Uruguai e Venezuela. No total, são 27 operações que empregam 7.400 pessoas. Em 2007, a Dana completa 60 anos de investimentos no Brasil, onde mantém 15 unidades industriais e dois Centros de Serviços Compartilhados em Gravataí (RS), Diadema, Osasco, São Paulo, Sorocaba, Taubaté (SP) e Campo Largo (PR), com 3.800 colaboradores e vendas anuais de R” 1,2 bilhão. O endereço da Dana na internet é www.dana.com.br.