A Dana apresentou, no Shanghai New International Expo Centre, em Shanghai, na China , um novo modelo de transmissão Spicer ® Powershift com roda livre e sistema de travamento com amortecedor de vibração torcional integrados. A novidade estará disponível para transmissões Powershift acima de 120 cv.
A roda livre e o sistema de travamento podem auxiliar os fabricantes de veículos automotores a melhorar o desempenho de seus sistemas de transmissão e aumentar a eficiência dos produtos de 7” a 10”, em média, dependendo do ciclo de trabalho. A inovação proporciona as vantagens dos mais robustos projetos de roda livre – obrigatórios para aplicações fora-de-estrada.
“As mais recentes regulamentações de emissão de poluentes e a constante busca pela economia de combustível estão levando as montadoras a trabalhar para otimizar a eficiência de todo o sistema de transmissão”, disse Pietro Franzosi, vice-presidente de vendas e marketing para o Grupo de Produtos Fora-de-Estrada da Dana. “A roda livre e o sistema de travamento aumentam a eficiência das transmissões compactas Spicer Powershuttle e Powershift de forma impressionante. Os avanços da tecnologia permitem oferecer soluções comprovadas para proporcionar inovações nas transmissões Spicer Powershift mais robustas “.
Além de economizar combustível e reduzir as emissões, as transmissões e conversores de torque configurados com roda livre e travamento diminuem também a necessidade de arrefecimento do motor – benefício significativo para os projetistas de veículos que precisam encontrar espaço para filtros de partículas e outros novos dispositivos.
A Dana oferecerá as novas funcionalidades em duas configurações: apenas roda livre ou sistema de travamento incorporado à roda livre e ao amortecedor de vibração torcional.