A Dana, líder mundial em tecnologias de torque e tração, mostrou no Congresso SAE BRASIL 2008 novidades em sua completa linha de soluções em transmissão de força. Os destaques foram os cardans Spicer® SPL® para veículos leves, até 40”” mais resistentes e mais leves, e a série de eixos diferenciais Spicer AdvantekTM, que une alta performance e tamanho compacto. O evento aconteceu de 7 a 9 de outubro, em São Paulo.
A linha de cardans leves Spicer® SPL, para aplicação em utilitários-esportivos, automóveis com tração traseira ou integral, crossovers e veículos comerciais leves, apresenta um novo projeto que tornou o componente mais robusto e possibilitou aumento de 35”” a 40”” na resistência e maior tolerância a altas temperaturas. Avançadas técnicas de solda, como por arco magnético e por fricção, também proporcionaram redução de peso em até 30”” e menor incidência de batimento e desbalanceamento do cardan.
Os cardans Spicer® da série SPL® tem vedação total contra impurezas e o aprimoramento no seu design reduziu as margens de folgas em 30”” e melhorou em 50”” o movimento axial. Apresenta também novas cruzetas centralizadas com precisão e sem folgas (e com torque de articulação controlado), ajuste do entalhado com diâmetro menor e baixo esforço de deslizamento. Em caso de acidente com o veículo, o fato da série SPL® ser colapsível contribui para a segurança dos passageiros.
Cardans Spicer® Compact
Para aplicações em caminhões e ônibus, a Dana apresentou a série Spicer® Compact, uma solução exclusiva e robusta de cardans que garante a melhor relação entre peso, tamanho e capacidade de torque do mercado. Possui alta resistência – mesmo em ciclos severos e constantes de aplicação de torque -, melhor balanceamento, melhores níveis de NVH, cruzetas que dispensam manutenção e sistema de deslizamento tipo “caneco”, para maior durabilidade. A ampla linha de soluções atende a aplicações com torque de até 35.000 Nm.
Série AdvanTEKTM de diferenciais
A nova série de eixos diferenciais Spicer AdvanTEKTM foi criada a partir de um grande benchmarking mundial, combinado com a vasta experiência da Dana no desenvolvimento e fabricação do produto. Utiliza as mais sofisticadas tecnologias de projeto e manufatura de engrenagens, como o corte 3G. O resultado é um sistema une alta performance e capacidade de torque, tamanho compacto, vedação superior, maior durabilidade e níveis mínimos de NVH. Pode ser aplicado nos eixos dianteiro e traseiro de pick-ups, utilitários-esportivos, crossovers e também veículos comerciais leves. É equipamento original de sofisticados veículos, como os BMW X3 e X5.
Eixos pesados Spicer®
No Congresso SAE BRASIL deste ano, a Dana apresentou também suas linhas de eixos tracionados e dianteiros não-tracionados Spicer®, destinados a veículos comerciais pesados. A linha de eixos dianteiros não-tracionados pesados Spicer® produzidos pela Dana contam com conceito patenteado de reforço nas vigas, que melhora a rigidez torcional e proporciona maior controle de frenagem, redução de peso e mais resistência. Outras vantagens são o kingpin (pino-rei) projetado com sistema de baixa manutenção (LMS) e uma válvula de dreno patenteada, que reduz a contaminação e aumenta a vida útil do componente.
Eixo traseiro tracionado série S170HD
Outra novidade foi o eixo pesado tracionado S170HD, solução ideal para veículos que precisam de durabilidade e confiabilidade, nas mais variáveis demandas. Robusto, o eixo S170HD tem engrenagens mais largas e 50”” menos componentes, o que confere menos peso ao conjunto (334 kg). Desenvolvido para atender uma ampla variedade de aplicações, possui anti-blocante opcional e 20 opções de relações.