• A Empresa
    • Visão geral
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Tecnologia e Inovação
    • Liderança
    • Marcas
  • Produtos
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Visão geral
  • Mercados
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Aftermarket
  • e-Mobilidade
  • Contato
    • Visão geral
    • Nossas operações
  • Carreiras
  • Notícias
  • Investidores
  • Fornecedores
  • A Empresa
    • Visão geral
    • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Tecnologia e Inovação
    • Liderança
    • Marcas
  • Produtos
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
  • Mercados
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Aftermarket
  • e-Mobilidade
  • Contato
    • Visão geral
    • Nossas operações
  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
 Busca

Dana Informa

Home / Mercados / Aftermarket / Dana Informa / Cinco golaços Dana nas copas!
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Aftermarket
    • Lançamentos
    • Dana Informa
    • Danatureza
    • Garantia

Cinco golaços Dana nas copas!

24 junho, 2026

Duas instituições renomadas e cheias de histórias de conquistas e evoluções. Conheça algumas curiosidades sobre os mundiais de futebol e a Dana.

A Copa do Mundo de Futebol existe há 96 anos, desde sua primeira edição em 1930 no Uruguai. Ela foi criada oficialmente pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association) em 1928 e realizada pela primeira vez dois anos depois. Desde então, ocorre a cada quatro anos.

A Dana é, portanto, mais antiga que a FIFA, pois foi fundada 24 anos antes, em 1904, nos Estados Unidos, uma existência de 122 anos, com muitas evoluções e transformações.

O fato interessante que liga estas duas importantes marcas é que ao longo das 22 edições do Campeonato Mundial de Futebol da FIFA, o futebol e o próprio torneio internacional de seleções teve muitos fatos marcantes, assim como a Dana.

Só para ter uma ideia, selecionamos cinco fatos interessantes da Dana ocorridos nos mesmos anos das cinco edições vencidas pelo Brasil. Vamos a eles:

1958 – O Brasil conquista seu primeiro título na Suécia e o surgimento do jovem Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que se transformaria no Atleta do Século XX. Nessa Copa foi marcado o gol número 500 da história das Copas, feito pelo escocês Robert Collins, na partida entre Escócia e Paraguai. A partida terminou com a vitória dos paraguaios por 3 a 2.

Nesse mesmo ano, a Dana fazia o lançamento da transmissão Spicer 5-Speed HD para caminhões Chevrolet nos Estados Unidos, uma quebra de paradigma da marca e importante para a inovação dos veículos pesados porque combinava robustez tradicional com tecnologias modernas.

Esse foi o ano em que ocorreu, ainda, um marco importante para o setor de autopeças no Brasil: a compra de ações da brasileira Albarus pela norte-americana Dana (através da marca Spicer), consolidando uma parceria que deu origem a uma nova fase da indústria nacional.

1962 – Ano do bicampeonato do Brasil na Copa realizada no Chile. No jogo entre Brasil e Inglaterra, a partida teve de ser interrompida duas vezes para o árbitro correr atrás de cachorros que invadiram o campo.

Os anos iniciais da década de 60 também marcaram a consolidação da aquisição da Albarus pela Dana. Foi nesse ano que a Dana adquiriu definitivamente a Albarus S.A., tornando-se uma das primeiras multinacionais de autopeças a se instalar no Brasil.

1970 – Ano do tri no México. Essa edição da Copa entrou para a história como a primeira a ser televisionada em cores para o mundo, além de ser o primeiro torneio a permitir substituições de jogadores durante as partidas.

Esse também foi um ano com grandes conquistas para as marcas Dana, Albarus e Spicer com a consolidação entre a Albarus e a Dana Corporation, por meio da divisão Spicer. Esse movimento fortaleceu a indústria nacional de autopeças e abriu caminho para a expansão da Dana no Brasil. A partir disso, os produtos Spicer passaram a equipar grande parte da frota de veículos pesados e de passageiros fabricados no Brasil.

1994 – O Brasil conquista o tetracampeonato na Copa dos Estados Unidos, quebrando um jejum de mais de duas décadas. O fato curioso é que um acidente inusitado paralisou a partida entre a Bulgária e o México. O mexicano Marcelino Bernal se enroscou na rede e acabou quebrando uma das traves do gol. O jogo precisou ser paralisado para a troca do equipamento.

Esse também foi ano de constituição da Victor Reinz. Em 1993, a Dana havia adquirido a alemã Reinz Dichtungs GmbH. O ano seguinte, 1994, marcou a estruturação e a consolidação global do portfólio de juntas, vedações e blindagens térmicas sob a renomada marca Victor Reinz.

2002 – A seleção brasileira de futebol sagra-se pentacampeã na Copa do Mundo da FIFA, que pela primeira vez foi disputada em dois países distintos – Japão e Coreia do Sul. Foi nessa edição que aconteceu o gol mais rápido de todas as Copas. O turco Hakan Sukur abriu o placar aos 11 segundos do primeiro tempo, na decisão do terceiro lugar, contra a Coreia do Sul. A partida terminou com vitória turca por 3 a 2.

Desde o final dos anos 90, as marcas Albarus, Spicer e Victor Reinz já operavam sob o guarda-chuva corporativo global da Dana Corporation.

O ano de 2002 marcou a consolidação e o fortalecimento do portfólio de autopeças da Dana tanto no mercado de reposição, quanto no fornecimento OEM, consolidando o catálogo de cardans, juntas e diferenciais.

Outro fato importante é que a marca Victor Reinz foi destaque nesse ano com importantes prêmios do setor automotivo, como o reconhecimento da General Motors e a certificação como fornecedora preferida da PACCAR.

2026 – Ainda não sabemos qual país será o campeão da 23ª edição da Copa da FIFA realizada na América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México), mas temos certeza de que a Dana continuará fazendo seus golaços, apresentando novas tecnologias em mobilidade, soluções e serviços inovadores e o mais completo e abrangente pacote de produtos para a indústria automobilística.

  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
Relatório Anual 2023 Relatório Anual 2023
Veja mais
A Empresa
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Tecnologia e Inovação
  • Liderança
  • Marcas
Produtos
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
Mercados
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Aftermarket
  • e-Mobilidade
Dana
  • Certificações
  • Política Ambiental
  • Política Anticorrupção
  • Política de Saúde & Segurança do Trabalho
  • Política da Qualidade
  • Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens
Contato
  • Nossas operações
  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
  • Termos de uso
  • Política de privacidade
  • Mapa do site
© 2026 Dana Limited. Todos os direitos reservados.