Plantão COVID-19: 27 de janeiro de 2021

Na Dana, todos sabemos que a Segurança vem em primeiro lugar. Desde fevereiro de 2020, isso inclui os cuidados com a saúde e as medidas de prevenção e proteção contra a COVID-19.

A proteção que virá com a necessária e tão esperada vacina ainda vai demorar um pouco para chegar.

As informações que recebemos são muitas e trazem mais perguntas, mais dúvidas. Neste momento, ainda não temos claro um plano de vacinação nacional completo, qual será a disponibilidade da vacina, quais serão os cronogramas e o atendimento prioritário das primeiras doses.

Temos apenas uma certeza: não podemos relaxar nos cuidados e proteção. Este ano de 2021 será muito de similar com o de 2020, precisamos seguir protegidos e ainda vai demorar para podermos retomar a vida de antes da pandemia.

COVID-19 na Dana
Os números da COVID-19 nesta última semana de janeiro na Dana mostram dados preocupantes. Apesar de nossos cuidados, perdemos 2 colegas no ano passado. E o número de pessoas impactadas de alguma forma é superlativo:

Juntos, estamos conseguindo manter a Dana como um ambiente seguro.

Mas 60% das pessoas que trabalham na Dana passaram em algum momento pelos cuidados do nosso time de Serviço Médico. Muitos, mais de 1 vez.

Mais de 260 pessoas que foram infectadas pelo vírus fora da Dana e todos nós temos amigos ou familiares que foram infectados ou mesmo vítimas da doença.

Quando olhamos além da estatística, o lado mais duro desta doença aparece e nos deixa perplexos pois todos os riscos não são claros e as sequelas ainda desconhecidas. Sabemos que há risco à vida e ele varia de pessoa para pessoa, uns mais, outros menos. Não dá para arriscar.

Em pleno janeiro de 2021, quase 1 ano depois, estes números seguem relevantes. O sistema de saúde público e privado está sob tensão há semanas, as histórias de Manaus nos entristecem e medidas restritivas seguem sendo adotadas ao redor do mundo e nas nossas cidades. A pandemia segue a pleno, próxima de nós.

O que precisamos fazer?
Seguir nos protegendo.
Analisando o comportamento de todos na Dana vemos que precisamos melhorar a forma como estamos usando as máscaras, tanto no posicionamento delas no rosto (cobrir sempre nariz e boca até o queixo) como não tocar nelas, evitando a contaminação. Revise as suas máscaras e se tiver dúvidas converse com o pessoal do serviço médico. Não é uma questão de penalidade por fazer errado, mas de proteção – é uma questão de segurança. E segurança… vem sempre em primeiro lugar, concorda?

Adotamos este novo formato semanal para reforçar a importância dos cuidados que devem continuar a ser tomados, pois precisamos seguir nos protegendo e cuidando o que fazemos fora da Dana. E a exemplo do que fizemos no final do ano quando mandamos uma cartilha para sua casa, queremos nos comunicar com sua família também, eles são muito importantes neste esforço de proteção. Compartilhe esta mensagem com eles.

Seguiremos informando sobre a doença e sobre as vacinas, nosso comitê segue mobilizado e ativo. Contem conosco – pois contamos com você e seus familiares.

Fique ligado no Plantão COVID-19, toda quarta-feira.

Comitê de Prevenção e Combate à COVID-19
Serviço Médico
Equipe de Recursos Humanos

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]