NOVOS CHEVROLET VOLT SÃO EQUIPADOS COM TECNOLOGIA DE ARREFECIMENTO DE BATERIA DA DANA

A Dana anuncia o fornecimento de resfriadores Long® para a célula interna da avançada bateria de íons de lítio que equipa os novos veículos elétricos Chevrolet Volt 2011, da General Motors.

A tecnologia de refrigeração, uma inovação para o mercado automotivo, impede o superaquecimento da bateria de íons de lítio do Volt e permite a eficiente transferência de calor entre as 200 células desse importante componente. Isso ocorre em razão de o líquido de arrefecimento circular em torno das placas individuais localizadas entre as células. Em situações de temperaturas mais baixas as placas elevam a temperatura nas células para criar um ambiente ideal de funcionamento. De acordo com a GM, a bateria do Volt possui garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros (100 mil milhas).

“Como líder em tecnologias térmicas, estamos ávidos para aplicar nossos conhecimentos no emergente mercado de veículos elétricos”, disse Marty Bryant, presidente da divisão de produtos para veículos leves e excelência operacional da Dana. “Trabalhando em parceria com a General Motors fomos capazes de criar uma solução personalizada para as necessidades específicas desta bateria avançada.”

A tecnologia de arrefecimento de célula da bateria da Dana é fabricada utilizando um processo eficiente e limpo de níquel, que proporciona maior durabilidade ao sistema. Feitas de liga leve de alumínio, as placas de refrigeração oferecem maior eficiência energética e são facilmente recicláveis, contribuindo com a preservação ambiental e na conquista pelo Volt, dos títulos de Green Car 2011 e Car of The Year do mercado norte-americano.

Com o objetivo de reconhecer as realizações em favor do meio ambiente da indústria automotiva, o prêmio Green Car Of The Year avaliou dezenas de novos modelos de veículos e analisou as ações sustentáveis de cada um. O vencedor, escolhido por diversas organizações ambientais reconhecidas nos Estados Unidos, foi apresentado em novembro no Los Angeles Auto Show.

O prêmio Car Of The Year reconhece uma “mudança substancial” no automóvel que estabeleceu novos padrões na classe em que concorre. Os veículos foram avaliados em uma série de quesitos, como valor, inovação, facilidade no manuseio, segurança, desempenho e satisfação do motorista. O premiado, selecionado por um júri de jornalistas automotivos, foi anunciado em fevereiro no NAIAS 2011 – North American International Auto Show.

“Tanto a legislação quanto a demanda do consumidor estão promovendo de forma constante o avanço das motorizações híbridas e elétricas”, afirma Ted Zielinski, diretor de engenharia térmica avançada do Grupo de Power Technologies da Dana. “Estamos ansiosos para fortalecer e manter relações duradouras com montadoras, como a General Motors, para desenvolver e produzir componentes que garantam o sucesso neste importante segmento de mercado.”