Dana fornece cardans para o novo Cadillac CTS-V 2009

A Dana passou a fornecer, nos Estados Unidos, cardans para o novo Cadillac CTS-V 2009, recentemente nomeado um dos dez melhores carros deste ano pela revista Car and Driver. O cardan da Dana, da série Spicer® Life®, foi especialmente projetado para trabalhar com o potente motor de 556 hp e cerca de 747 Nm de torque que equipa o luxuoso automóvel.

Em junho do ano passado, o CTS-V bateu um novo recorde de velocidade no circuito de Nurburgring, na Alemanha. O veículo completou o trajeto de 22,3 km em sete minutos e 59 segundos. “Nossa experiência em engenharia foi claramente demonstrada nesta quebra de recorde do Cadillac”, disse Marty Bryant, presidente do Grupo de Produtos para Driveline de Veículos Leves da Dana. “A Dana trabalhou em conjunto com time de engenheiros da General Motors para enfrentar os desafios da concepção e fabricação de um sedan de luxo de alta performance e, no processo, desenvolveu um novo padrão para cardans”, destaca o executivo.

Os engenheiros da Dana conseguiram atingir as mais exigentes especificações de balanceamento já obtidas em um cardan ao reprojetar o mancal central para suportar o torque, a inclinação e calor gerado por um veículo de alto desempenho. O resultado é um comportamento dinâmico em alta velocidade mais suave, com menores níveis de ruído, vibração e desconforto. A série de cardans Spicer® Life® da Dana é fabricada a partir de um tubo de liga de aço de alta resistência, pelo processo de soldagem por arco magnético, utilizado pelos engenheiros da Dana para alcançar as rigorosas especificações de espessura e uma superfície sem irregularidades.

Os cardans do CTS-V são fabricados na unidade da Dana em Auburn Hills, Michigan, nos Estados Unidos. Embora a Dana já equipe todos os atuais modelos do CTS com cardans, o CTS-V 2009 representa o primeiro fornecimento desse componente para um automóvel da série V da GM. A empresa também fornece para o CTS-V juntas do comando de válvulas, juntas de escapamento Victor Reinz® e resfriadores de óleo da transmissão Long®.

Sobre a Dana

A Dana é um fornecedor líder de tecnologias para eixos, cardans, chassis, estruturas, vedação e gerenciamento térmico, e de componentes de reposição originais. A base de clientes da companhia inclui todos os maiores fabricantes mundiais dos segmentos automotivo, de veículos comerciais e fora-de-estrada, que, em conjunto, produzem mais de 70 milhões de veículos a cada ano. Fundada em 1904 e sediada em Toledo, Ohio, nos Estados Unidos, a Dana emprega 30.000 colaboradores em 26 países e obteve vendas de US” 8,7 bilhões em 2007.

Na América do Sul, a Dana registrou em 2008 vendas de US” 1,142 bilhão e tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Uruguai e Venezuela. No total, são 31 operações que empregam 5.500 pessoas.

Presente há 62 anos no Brasil, mantém 15 unidades industriais e dois Centros de Serviços Compartilhados em Gravataí (RS), Diadema, Osasco, Sorocaba, Taubaté (SP) e Campo Largo (PR), com 3.200 colaboradores. O endereço da Dana na internet é www.dana.com.br.