RESPEITO AO MEIO AMBIENTE: Dana é certificada com a nova versão da ISO 14001

Na última sexta-feira (17), o complexo industrial da Dana em Gravataí (RS) foi certificado com a nova versão da norma ISO 14001 (2004), obtendo zero não-conformidades. Este é o sétimo ano consecutivo que as operações da Dana em Gravataí recebem a certificação do Sistema de Gestão Ambiental.

A equipe de auditores da ABS Quality Evaluations examinou os itens do certificado vigente e o processo de transição da ISO 14001(1996) para a ISO 14001(2004), além da adequação dos demais elementos da norma (2005).

Segundo a equipe responsável pela auditoria, foram implementadas ações corretivas/preventivas e alguns dos pontos fortes listados pelos auditores foram o reuso do efluente tratado da ETEI (Estação de Tratamento de Efluentes Industriais) da forjaria, da ordem de 60% do volume gerado, e também a redução da geração do lodo da ETEI. Outros destaques foram a desativação do aterro industrial de resíduos perigosos (ARIP), com remoção de 1.026 toneladas para uma cimenteira no Paraná, e a adequação da área de armazenamento de efluente alcalino, com a construção de novo reservatório em local coberto com dique de contenção, na área da divisão de Sistemas Fora-de-Estrada.

Mas respeitar o meio ambiente não é assunto recente para a Dana, é um dos pilares da boa cidadania empresarial, em todo o mundo. Saiba mais visitando nosso site e conheça nossa política ambiental – a raiz de nossas ações – e nossas iniciativas de reciclagem, coleta seletiva e reuso de água tratada.