LÁ TEM DANA: Soluções Dana em oito dos 10 melhores motores do mundo

Pelo segundo ano consecutivo, a Dana equipa oito dos 10 melhores motores do mundo para 2004, eleitos pela conceituada revista norte-americana Ward`s AutoWorld. Os propulsores possuem componentes e sistemas produzidos por diversas divisões do grupo espalhadas pelo mundo, o que confirma a capacidade da Dana em desenvolver soluções para a fabricação de motores com as mais avançadas tecnologias.

Os motores eleitos e equipados com componentes Dana são:

– Audi 4.2L V-8 (S4);
– BMW 3.2L I-6 (M3);
– DaimlerChrysler 5.7L “Hemi” V-8 (Dodge Ram);
– Cummins 5.9L High-Output 600 OHV I-6 Turbodiesel (Dodge Ram Heavy Duty);
– Fuji Heavy Industries Ltd. Subaru 2.5L turbocharged H4 (Subaru WRX STi);
– General Motors Vortec 4.2L I-6 (GMC Envoy);
– Honda 3.0L V-6 (Accord Coupe);
– Nissan 3.5L V-6 (RX-8).

“Estar presente nos motores reconhecidos pela Ward`s AutoWorld é um sinal para nossos clientes na América do Sul , especialmente no Brasil, de que a mesma tecnologia aplicada ao motores mais avançados do mundo está disponível na região. Nossos componentes produzidos no Mercosul estão no mesmo nível de qualidade e tecnologia de qualquer outro país”, diz Jader Hilzendeger, vice-presidente e gerente-geral do Grupo de Gerenciamento de Motores e Fluidos.

A empresa fornece uma ampla variedade de componentes para os motores escolhidos pela publicação, incluindo sistemas de transferência de fluidos, de gerenciamento térmico e de vedação, bronzinas e anéis de pistão. Estes componentes contribuem para que as montadoras atinjam seus objetivos em pontos fundamentais, como a redução de emissões, economia de combustível, gerenciamento térmico, NVH (ruído, vibração e desconforto) e gerenciamento de fluidos.

“A Dana cumprimenta os vencedores do prêmio 2004 Ward`s Best Engines, uma honra para a indústria”, disse Bill Carroll, atual presidente da Dana. “A presença de sistemas e componentes Dana na maioria dos melhores motores do mundo é um atestado da capacidade técnica de nossas equipes e de nosso alcance global em atender às necessidades dos grandes fabricantes”, complementa.

Para Mike Laisure, presidente do Grupo de Gerenciamento de Motores e Fluidos, a Dana continuará a investir em produtos que ofereçam aos fabricantes de motores maior força e melhor desempenho. “Nossos cientistas e engenheiros estão desenvolvendo tecnologias para todos os tipos de propulsores do futuro, incluindo a próxima geração de híbridos e células de combustível”, destaca o executivo.

Detalhes sobre os dez melhores motores serão publicados na edição de janeiro das revistas Ward`s AutoWorld e Ward`s Engine & Vehicle Technology Update. A Ward`s AutoWorld é uma das mais antigas publicações do setor automotivo. Fundada em 1924, desde 1995 elege os melhores motores do mundo, fazendo um encarte especial na edição de janeiro.